quinta-feira, janeiro 19, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Correio de Risco 2", "Máquina Zero" e "Orgulho e Preconceito".

"Correio de Risco 2" é um filme de acção com Jason Statham no papel de protagonista.
O ex-agente das Forças Especiais Frank Martin, também conhecido por "The Transporter", está de volta. Agora retirado em Miami, Martin ganha a vida a conduzir para uma família abastada, incluindo o filho mais novo, com quem ele estabeleceu uma ligação inesperada. Mas quando o rapaz é raptado, Martin tem que usar todas as suas capacidades para o pôr em segurança e descobrir o plano do raptor.
Um excelente filme de acção com um Jason Statham a bom nível e uma série de efeitos especiais interessantes. Nessa área, de negativo, apenas realçar a desastrosa queda do avião. Com tantos efeitos especiais será que não podiam ter feito melhor? De resto, é um filme de acção, com muitas artes marciais à mistura, a não perder pelos fãs do género.
Nota: 15

"Máquina Zero" é um drama de guerra com Jake Gyllenhaal, Jamie Foxx e Peter Sarsgaard.
Jarhead (a alcunha auto-imposta dos Fuzileiros) segue "Swoof" (Gyllenhaal), um alistado de terceira geração, de um campo para o activo, trazendo uma espingarda de atirador e um amontoado de coisas às costas através dos desertos do Médio Oriente, sem qualquer protecção do calor intolerável ou dos soldados iraquianos. Swoof e os seus companheiros aguentam-se com uma humanidade sardónica nos campos desertos ardentes de um país que eles não compreendem, contra um inimigo que eles não conseguem ver, por uma causa que eles não abarcam totalmente.
Este filme tinha potencialidades para mais. Tem uma boa história mas podia ter sido muito mais desenvolvida. Faltou acção e emoção. No entanto, é de destacar a sua grande beleza fotográfica e os magnificos actores. Jake Gyllenhaal esteve fenomenal, mas também Peter Sarsgaard e Jamie Foxx estiveram em grande nível, este último igual ao que nos habituou. Foi bom mas esperava muito mais.
Nota: 14

"Orgulho e Preconceito" é uma comédia romântica com Keira Knightley no principal papel. Fui ver este filme em ante-estreia.
As cinco irmãs Bennet, incluindo a teimosa Elizabeth (Keira Knightley) e a jovem Lydia (Jena Malone), foram todas criadas pela mãe (Brenda Blethyn) com um único objectivo na vida: encontrar um marido. Quando um solteiro rico se muda para uma mansão próxima, os Bennets ficam muito animados. Entre o círculo de amigos sofisticados do homem, certamente não vai haver falta de pretendentes para as irmãs Bennet. Mas quando Elizabeth conhece o belo e pretensioso Mr. Darcy (Matthew MacFadyen), a batalha dos sexos começa.
Foi uma agradável surpresa. Tem muita diversão, emoção e muito, muito romântismo. O filme conta com grandes interpretações dos magnificos actores, mas de realçar Keira Knightley que esteve perfeita. Talvez por isso a nomeação para o globo de ouro.
Nota: 15

Esta semana estreia "Match Point", "Orgulho e Preconceito", "Primer", "Onde Está a Verdade?" e "Saw II - A Experiência do Medo".

Bom cinema.

Sem comentários: