quinta-feira, janeiro 05, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver o "Agente Acidental" e "A Descida".

"Agente Acidental" é uma comédia de acção com Samuel L. Jackson e Eugene Levy nos papéis principais.
Um Agente Federal aparece morto numa rua obscura de Detroit. Quando se sabe que poderia ter as mãos “sujas” no caso que estava a investigar e que envolvia vários milhões de dólares em tráfico de armas, todas as atenções se viram para o seu parceiro. Derrick Vann (Jackson) é um agente habituado a trabalhar sob disfarce, duro, conhecendo a linguagem da rua, mas honesto. A Vann são dadas 24 horas para apanhar as armas roubadas e encontrar os assassinos do polícia, mas ele está prestes a dar de caras com o mais inesperado dos aliados... É aqui que entra na história Andy Fiddler (Eugene Levy), um afável e optimista vendedor de material dentário, que os maus da fita confundem com o comprador das armas. Com o relógio a dar as horas, estes dois improváveis parceiros percorrem as ruas de Detroit a alta velocidade.
Apesar de ter um argumento banal, o filme conta com um Samuel L. Jackson a bom nível e um Eugene Levy com uma excelente performance cómica. Este papel acenta-lhe como uma luva. Se procuram um filme de grande qualidade, é obvio que este não é o vosso filme. Se se querem divertir e dar umas gargalhadas, não percam. Quanto a mim, bem... pode-se dizer que ri bastante.
Nota: 15


"A Descida" é um filme inteiramente britânico, de baixissimo orçamento, de suspense e terror.
Um ano depois de um trágico acidente, seis amigas voltam a encontrar-se para a sua viagem anual, desta vez para uma zona remota nas montanhas. Mas quando exploram uma caverna, uma rocha cai, bloqueando a saída. O pânico instala-se e as raparigas descobrem que a líder da exposição as levou a uma gruta inexplorada, onde ninguém as virá salvar.
Sem dúvida, dos melhores filmes do género. Nada, mas mesmo nada, aconselhável para pessoas sensíveis, este filme é excelente para quem adora filmes de suspense e terror. Excelentes interpretações, boa realização, razoável argumento. Acho, no entanto, que a acção demora demasiado a arrancar. Poderia-se justificar com o facto de dar a conhecer as personagens a fundo, mas para se ficar a conhecer as personagens e toda a sua história como se ficou, poderia-se ter reduzido o tempo inicial para menos de metade. Fora isso, o filme estava bastante bom. Apenas realçar, mais uma vez, as brilhantes interpretações das actrizes.
Nota: 14


No último ano, tenho vindo a anunciar as estreias da semana mas apenas em Braga. Mas visto que este blog é cada vez mais um blog de nível nacional (para não falar mundial), a partir de agora vou anunciar as estreias de todos os filmes que estreiam em Portugal.
Então, esta semana estreia "Correio de Risco 2", "Dick e Jane - Ladrões Sem Jeito", "Rebeldes do Bairro" e "Os Renegados do Diabo".

Bom cinema.

Sem comentários: