quinta-feira, janeiro 12, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Dick and Jane - Ladrões Sem Jeito" e "Match Point".

"Dick and Jane - Ladrões Sem Jeito" é uma comédia com Jim Carrey e Teá Leoni nos principais papéis.
Os anos de trabalho duro de Dick Harper (Carrey) são finalmente compensados quando ele é promovido a vice-presidente da Globodyne. Mas depois de exactamente um dia no seu trabalho novo, a Globodyne é destruída por uma calamidade tipo Enron. Depois de observar as regras do jogo e trabalhar para construir uma vida confortável para a sua família, Dick não está preparado para desistir do sonho americano. No entanto, depois de receber uma lição do ex-patrão, Dick tem uma ideia brilhante: se roubar serviu para o patrão, então também serve para ele.
Sinceramente esperava mais deste filme. Jim Carrey é sempre Jim Carrey, mas penso que este filme não tinha um argumento à altura do actor. Para além de Jim, igualmente com uma boa performace, destacam-se Téa Leoni e Alec Baldwin. Portanto, o filme não tem um bom argumento, mas com Jim Carrey o filme só muito dificilmente não consegue divertir. Este não foge à regra e conseguiu-me divertir... quanto baste.
Nota: 14


"Match Point" é um drama de Woody Allen com Scarlett Johansson, Jonathan Rhys-Meyers, Emily Mortimer, Matthew Goode, entre outros. Fui vê-lo em ante-estreia, pois este filme, em Portugal, só estreia a 19 de Janeiro.
Match Point é a história de um jovem, da sua ascensão na sociedade e as terríveis consequências da sua ambição. No meio de duas mulheres, o protagonista, sem saída, recorre a medidas extremas. Com excepção de Scarlett Johansson o elenco é todo inglês e o ambiente gira em torno da classe alta inglesa, com Scarlett Johansson no papel da bela rapariga Americana que interfere entre Jonathan Rhys Meyers e a sua mulher Emily Mortimer. Matthew Goode é o abastado irmão de Emily, que inicia os eventos trágicos.
Um estilo completamente diferente do que Woody Allen me habituou. Normalmente com comédias "soft" mas bastante engraçadas, este filme, de comédia tem pouco. É, isso sim, um drama, com uma forte carga emocional. No início, parecia um filme como os outros, com um argumento mais que banal, uma história igual a muitas outras. No entanto, à medida que o filme se vai desenrolando vamo-nos apercebendo que é realmente um filme diferente. Tem um grande argumento, excelente realização, grandes actores. Scarlett Johansson está cada vez mais madura, e está uma grande, grande actriz. Será desta o óscar? É claro que é um filme pesado e bastante parado, logo, um pouco distante do meu tipo de filmes preferidos. No entanto, o argumento fabuloso e as grandes interpretações deixaram-me rendido.
De destacar ainda que este filme teve 4 nomeações para os "Globos de Ouro": melhor filme dramático, melhor realizador (Woody Allen), melhor argumento (Woody Allen) e melhor actriz secundária (Scarlett Johansson). Quantos terá para os óscares?
Nota: 15

Esta semana estreia "Máquina Zero", "Kiss Kiss, Bang Bang", "Nada a Esconder", "Um Passeio Pela História" e "Tudo por um Sonho".

Bom cinema.

Sem comentários: