segunda-feira, março 21, 2005

Medicamentos fora das farmácias

Agora uma pessoa para comprar medicamentos pode ir ao Carrefur ou a qualquer outro hipermercado. Com esta nova lei, vamos facilmente chegar à conclusão que vender medicamentos nos hipermercados tem tanto sentido como vender numa agência funerária.

2 comentários:

Gisela disse...

Pois,combate-se o lobby de quem entende e pode dar bons conselhos aos doentes e entra-se nos lobbys dos supermercados das gasolineiras...Eu ainda ñ tenho uma opinião bem definida sobre o assunto,ambos tem mts prós e contras,mas acho k esse argumento ñ justifica a medida,E se isto for avante é preciso mt cuidado!!!Acho que certas doenças devido ao mau uso dos medicamentos vão aumentar em grande escala.

Pedro Fonseca disse...

Isto vai ser bom porque realmente as farmácias vão deixar de ter o monopólio de produtos que não fazem sentido nenhum serem apenas vendidos nas farmácias.
Os conselhos importantes que os farmacêuticos podem dar aos doentes são apenas para os medicamentos que precisam de receita médica. Os outros não precisam de grandes indicações.

Ao venderem-se medicamentos fora das farmácias não se vai aumentar o risco de aumento de doenças ou qualquer coisa do género, porque só os medicamentos sem receita médica é que vão ser vendidos, logo os menos importantes, e por isso sem grandes consequencias.
Claro que a pilula do dia seguinte e a aspirina até são dos mais importantes dentro dos "menos importantes", especialmente a pilula. Mas é por isso que para se vender isso vão haver cuidados extra.

Quanto à necessidade de ter um farmaceutico... isso é muito discutivel. Nas farmácias quem nos atende nem sempre é farmaceutico, por isso...

Isto vai ser uma boa medida, que eu acho que vai reunir o consenso de todos os partidos. Bem... talvez do PP não, mas isso não conta.