quinta-feira, março 31, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver o "36 Anti-Corrupção", "Sideways" e "Saw-Enigma Mortal".

"36 Anti-Corrupção" é um filme policial francês com bastante carga emotiva. O filme conta com grandes actores franceses. No entanto, há um que se destaca, que neste filme faz um grande papel: Gérard Depardieu, que faz papel de "mau".
O filme passa-se em Paris. Há vários meses que um gang tem vindo a realizar, impunemente, violentos assaltos à mão armada a carrinhas blindadas de transporte de valores. O director da polícia, é muito claro com os seus dois Tenentes, Léo Vrinks (Daniel Auteuil), líder da Brigada de Repressão ao Banditismo e Denis Klein (Gérard Depardieu), chefe da Brigada de Pesquisa e Intervenção: quem conseguir prender este gang irá substituí-lo no comando da 36 Quai des Orfèvres. Embora um esteja mais interessado que o outro nesse cargo, o filme gira à volta da "luta" entre estes dois polícias, outrora amigos e hoje opostos em quase tudo: vidas, métodos, equipas e uma mulher, Camille Vrinks (Valeria Golino).
Nota: 14

"Sideways" é um filme agradável de se ver. Acho que se pode considerar um drama com humor muito agradável durante todo o filme. Mas a categoria em que talvez se enquadre melhor é aventura. A aventura de dois amigos que começa quando Miles, recém-divorciado e aspirante a romancista, com uma fixação em vinhos, decide combinar com o seu velho amigo Jack uma viagem de despedida de solteiro pela região vinícola de Santa Barbara. Jack procura nessa viagem o seu último sabor de liberdade. Miles só quer não ficar mais deprimido e saborear a perfeição numa garrafa de vinho Pinot. Já Jack fica satisfeito com uma garrafa baratinha de Merlot. As únicas coisas que têm em comum são as suas ambições falhadas e a juventude a extinguir-se... Durante a viagem, Miles e Jack afundam-se em vinho e mulheres, em perigosas e divertidas crises da meia-idade.
Este foi um filme que teve 5 nomeações para os óscares (melhor argumento adaptado, melhor filme, melhor realizador, melhor actor secundário e melhor actriz secundária) ganhando "apenas" o de melhor argumento adaptado. Ganhou também os globos de ouro para melhor filme comédia/musical e melhor argumento para além das nomeações que teve para realizador, actor comédia/musical, actor secundário, actriz secundária e orquestração. Ganhou ainda o bafta em argumento adaptado.
Nota: 14

"Saw-Enigma Mortal" é um thriller tipico, cheio de suspense e mistério. O filme começa com os dois protagonistas do filme, Adam e Gordon, que acordam amarrados em lados opostos de uma sala, com um cadáver entre eles. Os dois homens descobrem que são reféns de Jigsaw, um psicopata que coloca as suas vítimas em situações que as levam a cometer suicidio ou homicidio. Agora cada um deles tem de lutar contra o tempo e... contra o outro.
Este filme ganhou o prémio de melhor argumento no fantasporto.
Nota: 15

Esta semana estreiam 2 comédias: "Spanglish" e "Be Cool".

Bom cinema.

Sem comentários: