quinta-feira, novembro 23, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "16 Blocks" e "Borat: Aprender Cultura da América para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão".

"16 Blocks" é um thriller com Bruce Willis no papel principal.
Bruce Willis (Mosley), um detective pouco convencional com fama de bêbedo inveterado, tem que entregar sã e salva a testemunha fundamental do julgamento de um caso de corrupção policial. A única forma de garantir o cumprimento do seu dever é assegurar a sobrevivência da testemunha, enfrentando a distância que os separa do Tribunal e arriscando a cada momento a vida de ambos. Implacavelmente perseguidos, a tudo recorrem em desesperadas e arriscadas tentativas para vencer o que se afigura inevitável: a morte dos dois.
Um bom filme com uma boa realização, um argumento razoável, apesar de algo banal, e grandes interpretações por parte dos actores. Entre eles, quero destacar um que me surpreendeu e que realmente esteve brilhante: Mos Def. Foi a maior de todas as interpretações entre muitas outras. A história é, realmente, algo já visto em alguns outros filmes, mas está bem desenvolvida e interessante. No entanto, gostei.
Nota: 15

"Borat: Aprender Cultura da América para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão" é uma comédia com Sacha Baron Cohen. Fui ver este filme em ante-estreia.
Borat, o escandaloso repórter fictício da Televisão do Cazaquistão de Sacha Baron Cohen, é enviado aos Estados Unidos da América para fazer um documentário sobre o maior País do mundo. Na cidade de Nova Iorque, na companhia da sua primitiva equipa de reportagem, Borat está mais interessado em encontrar a "boa" da actriz Pamela Anderson para a pedir em casamento, do que outra coisa…
Filme genial. Sacha Baron Cohen genial. Este suposto documentário, todo ele com imagem algo turva, sem tratamento, para dar ênfase à falta de recursos e ao atraso, em especial, do Cazaquistão, está hilariante. Desde a apresentação por parte de Borat do meio em que vive, até ao seu comportamento e peripécias em solo americano. Mas o objectivo não é só fazer rir. Está também sempre presente uma certa crítica social aos Estados Unidos e a algumas das suas leis e costumes. Mas claro que tudo isto só é hilariante por estar à frente das câmeras Sacha Baron Cohen. Esteve brilhante.
Nota: 17

Esta semana estreia "Casino Royale" (o novo filme do mais famoso agente secreto do mundo, desta vez com Daniel Craig a fazer de James Bond), "Obrigado por Fumar" (uma comédia com Aaron Eckhart, Maria Bello, Cameron Bright, Katie Holmes, Robert Duvall, entre outros), "Filha da Guerra" (um drama de produção da Áustria, Bósnia Herzegovina, Alemanha e Croácia), "Infame" (um drama com Sigourney Weaver, Toby Jones, Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Daniel Craig, entre outros), "Step Up" (um filme romântico) e "Juventude em Marcha" (um filme dramático português).

Bom cinema.

Sem comentários: