quinta-feira, novembro 02, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Filme da Treta", "Os Filhos do Homem", "Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos" e "O Diabo Veste Prada".

"Filme da Treta" é uma comédia portuguesa com José Pedro Gomes e António Feio.
Depois de ter uma "visão apocalíptica" numa cabine de um peep-show, Zezé resolve entrar para a Ordem dos Caracolários Descalços. Tóni visita o amigo, que entretanto se enclausura num mosteiro. O reencontro dos velhos amigos vai fazê-los recuar no tempo e recordar as suas aventuras.
Um filme baseado nas "Conversas da Treta" não poderia ir muito longe disso. Realmente, o "Filme da Treta" é exactamente apenas conversas, daquelas que José Pedro Gomes e António Feio nos habituaram. É certo que adicionalmente às "conversas" poderiam ter adicionado um argumento interessante para se adaptar ao estilo cinema. Mas isso não aconteceu. Ao passar para cinema exigia-se mais. No entanto, tem efeitos sonoros bastante positivos, que ajudam à gargalhada e uma boa participação de bons actores nacionais em pequenos papéis. A ver, só para quem é realmente fã do Toni e Zézé.
Nota: 14

"Os Filhos do Homem" é um thriller de ficção com Clive Owen no principal papel.
Em 2027, o mundo vive em anarquia graças à infertilidade da população. O mais novo cidadão de todo o planeta, de 18 anos, acaba de morrer, e a humanidade depara-se com a sua possível extinção. Em Londres, uma cidade agora devastada, Theo (Owen), um burocrata desiludido, vê-se no improvável papel de protector de uma mulher grávida, talvez a última esperança que resta.
Prometia ser interessante, mas acabou por não sê-lo. Grandes interpretações, sem dúvida. Clive Owen é de facto um grande actor (que pena ele não ter sido escolhido para ser o próximo James Bond). Ah sim, grande papel de Julianne Moore como figurante e de Michael Caine com um papel secundarissimo. Realização igualmente de grande qualidade. O ponto negativo deste filme é mesmo o argumento, que podia ter sido muito mais elaborado. No principio até estava interessante mas depois acabou por não ter grande desenvolvimento. Filme razoável.
Nota: 14

"Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos" é uma comédia com Greg Kinnear, Toni Collette, Steve Carell, entre outros.
Os Hoovers, uma família composta por 6 pessoas do Novo México, decidem ir ao concurso "Little Miss Sunshine" em Redondo Beach, na Califórnia, para satisfazer o desejo da jovem Olive, de 7 anos, uma rapariga normal mas com grandes sonhos. Pelo caminho, a família tem de lidar com sonhos esmagados, corações partidos e uma carrinha avariada que os levava ao concurso. Uma bizarra jornada que os mudará para sempre.
Uma comédia descontraída, leve, embora por vezes com dramatismo, ainda que sem grande intensidade. Grandes interpretações por parte de todos os actores, mas gostaria de destacar Toni Collette e Steve Carell, este último uma surpresa para mim. Tem cenas mesmo bastante engraçadas, embora o objectivo do filme não seja fazer o espectador rir à gargalhada. Quanto ao argumento, não é nada de especial.
Nota: 14

"O Diabo Veste Prada" é uma comédia com Meryl Streep e Anne Hathaway.

Andrea Sachs (Hathaway) é um jovem recém-licenciada que consegue um trabalho de sonho - ser assistente da Miranda Priestly (Streep), a reputada editora de moda da revista Runway e a mais poderosa mulher do mundo da moda. Mas a implacável editora faz-lhe a vida negra, atribuindo-lhe tarefas que pouco têm a ver com a revista. Valerá a pena trabalhar para um diabo que veste Prada?
Filme com um argumento banalissimo, igual a muitos outros. Vale essencialmente pelas boas intepretações, nomeadamente de Meryl Streep, que está, mais uma vez, fantástica.
Nota: 14

Esta semana estreia "O Ilusionista" (uma aventura com Edward Norton, Jessica Biel e Paul Giamatti nos papeis centrais), "D.O.A. - Guerreiras Mortais" (um filme de acção inglês), "Boog & Elliot Vão à Caça" (um filme de animação), "Paris, Je t'Aime" (um romance francês), "Em Paris" (um drama francês) e "Manual de Amor" (uma comédia romântica italiana).

Bom cinema.

Sem comentários: