quinta-feira, novembro 16, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "The Departed" e "Viúva Rica Solteira Não Fica".

"The Departed" é um thriller com Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, entre outros.
Em Boston, a polícia federal encontra-se em guerra aberta contra o crime organizado. O jovem polícia Billy Costigan (DiCaprio) foi destacado para se infiltrar na máfia controlada por Frank Costello (Nicholson). Enquanto isso, Colin Sullivan (Damon), outro jovem agente, trabalha para a Unidade Especial de Investigação na tentativa de deter Costello. Aquilo que os seus superiores desconhecem é que Sullivan é também um infiltrado, enviado por Costello. Quando se torna claro que existem duas toupeiras em acção, começa uma corrida contra o tempo.
Bom filme. Começando pelos actores, não há nenhum que consiga realçar, pois foram todos excepcionais. Realização igualmente de grande qualidade por parte de Martin Scorsese. Argumento elaborado e interessante. Pena é, realmente, o final do filme. Deixou muito a desejar. Tendo em conta toda a obra de arte que foi o filme, merecia, sem dúvida, um final à altura, que na realidade não teve. É pena.
Nota: 15

"Viúva Rica Solteira Não Fica" é uma comédia com Bianca Byington, Ricardo Pereira, José Raposo e Rogério Samora nos papéis principais. Vi este filme em ante-estreia com a presença na sala da protagonista, a actriz brasileira Bianca Byington.
Em finais do século XIX, Ana Catarina, uma jovem aristocrata, regressa a Portugal, onde a sua mão fora prometida por seu pai, D. António. Mas, meses depois, D. Ana Catarina perde o marido e o pai, herdando assim o solar de Silgueiros e mais algumas centenas de terras vitícolas. Herdeira rica, não faltam pretendentes a D. Ana Catarina: o Conde de Fallorca, o Capitão Malaparte e Williamson, o inglês. Dividida entre o património e o verdadeiro amor, D. Ana Catarina casa e enviuva vezes sem conta, enquanto o seu destino é cuidadosamente ardilado por uma maquiavélica ama e um abade que se preocupa mais com bens terrenos que com os desígnios de Deus.
Filme tipicamente português. Muito parado, longos periodos de silêncio absoluto e aquela linguagem própria que os filmes portugueses habitualmente têm, seja retratanto uma época mais antiga ou mais moderna. O que de melhor tem o filme são as interpretações. Excelente elenco, todos eles no seu melhor, com especial destaque para José Raposo e a protagonista Bianca Byington. Ricardo Pereira também me conseguiu surpreender muito pela positiva. De resto, o filme até tem a sua piada embora seja uma grande "seca".
Nota: 13

Esta semana estreia "Um Ano Especial" (um drama com Russell Crowe no papel principal), "16 Blocks" (um thriller com Bruce Willis), "Massacre no Texas - O Início" (um filme de terror), "Estranhos" (um thriller), "Viúva Rica Solteira Não Fica" (uma comédia portuguesa), "A Ciência dos Sonhos" (uma comédia francesa), "Brick" (um drama), "Corrigindo Beethoven" (um drama, com Ed Harris no papel principal) e "O Lugar Ideal" (uma comédia romântica francesa).

Bom cinema.

Sem comentários: