quinta-feira, abril 27, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Firewall", "Scary Movie 4" e "Os Produtores".

"Firewall" é um thriller com Harrison Ford e Paul Bettany nos principais papéis.
Jack Stanfield (Harrison Ford) é o chefe da segurança informática de um banco e criou um sistema de computador e uma firewall para proteger o seu patrão de fraudes. Um dia, depois de ter sido apresentado a um homem chamado Bill Cox (Paul Bettany) que está interessado em trabalhar com ele num projecto de segurança, é apanhado numa emboscada e Cox é o homem com arma na mão.
Um filme razoável, com um argumento razoável, com uma realização razoável e com um grupo de actores razoável. Uma história muito parecida com alguns filmes exibidos recementemente nas nossas salas e, portanto, tudo muito previsível. Quero apenas destacar dois actores: Paul Bettany e Jimmy Bennett. O primeiro porque realmente tem desempenhado uma série de bons papéis tais como nos filmes "Coração de Cavaleiro", "Uma Mente Brilhante", "Master and Commander" e "Wimbledon" e este não foge à regra. Jimmy Bennett porque realmente o rapaz deixa muito a desejar. É já o segundo filme que vejo com ele, depois de "Reféns", e realmente ele é mesmo muito mau actor.
Nota: 14

"Scary Movie 4" é uma comédia com Anna Faris, Regina Hall, Carmen Electra e Leslie Nielsen em alguns dos papéis.
A pouco inteligente Cindy Campbell (Faris) e a sua fiel amiga ninfomaníaca Brenda (Hall) estão de volta, desta vez com o adorável e desorientado Tom Ryan (Bierko), para salvar o Mundo de uma implacável invasão alienígena. Entretanto, Cindy muda-se para a casa ao lado da de Tom para tomar conta de uma senhora idosa, vindo a perceber que uma criança assombra a casa.
Desta vez os filmes parodiados foram, entre outros, "Saw", "The Grudge", "Guerra dos Mundos", "A Vila". Parece-me que neste "Scary Movie 4" a paródia ainda foi mais bem conseguida que nos anteriores. O filme tem cenas realmente hilariantes, embora tenha outras que não consegue fazer rir nem a uma criança. Quanto aos actores, destaque para Leslie Nielsen, que continua em grande forma. Comparativamente com o filme mais recente deste género, "Date Movie", este "Scary Movie" é, de longe, melhor. Melhores interpretações, melhor qualidade de comédia e, sem dúvida, melhor argumento. Neste filme consegue-se notar que realmente há argumento. Quanto ao "Date Movie" isso não se verifica.
Nota: 15

"Os Produtores" é uma comédia musical com Nathan Lane, Matthew Broderick, Uma Thurman e Will Ferrell nos principais papéis. Vi este filme em ante-estreia.
Max Bialystock e Leo Bloom, um produtor de teatro intriguista e o seu contabilista tímido descobrem o plano perfeito para roubar uma fortuna: levantar muito mais dinheiro do que o necessário para produzir um fiasco da Broadway e depois (já que ninguém espera nada de volta), Max e Leo podem meter ao bolso a diferença. Para fazer isto, eles precisam de uma peça má que eles encontram no musical "Springtime for Hitler". Os seus planos caem por terra e o duo é apanhado de surpresa quando a sua nova produção é aclamada.
Com um orçamento de 45 milhões de dólares, portanto relativamente reduzido, especialmente quando comparado com outros do género como "Moulin Rouge" que teve um orçamento, há já alguns anos, de 52,5 milhões de dólares, "Os Produtores" tem um sólido argumento e uma boa realização. As interpretações são razoáveis. Um filme destes com actores de maior qualidade certamente teria algumas nomeações para óscar, pois tornava o filme imediatamente muito mais interessante e de maior qualidade. No entanto, nota-se um playback perfeito nas vozes, mas quanto ao sapateado esse "playback" já não é tão bem conseguido. Tem algumas cenas cómicas bastante engraçadas e outras que deixam muito a desejar. Em suma, um filme bastante agradável de ver mas que poderia ser melhor.
Nota: 14

Esta semana estreia "Os Produtores", "O Matador", "Medo de Morte", "A Criança" e "O Veneno da Madrugada".

Bom cinema.

Sem comentários: