segunda-feira, março 06, 2006

Óscares

Desta vez com Jon Stewart como apresentador, a noite dos óscares foi, mais uma vez, fantástica.

Jon esteve igual a si próprio: muito sóbrio, muita inteligência e muito, muito humor. Sempre com a piada certa no momento certo, Jon Stewart esteve sempre muito bem, muito seguro. No entanto, penso que deveria ter-se excedido um pouco mais na condução da gala. Esteve demasiado parado. Por outro lado, não se pode pedir a Jon que fizesse algo que não correspondesse à sua maneira de apresentação.

Quanto aos óscares em si, praticamente não houveram surpresas.

Nas categorias de representação, Philip Seymour Hoffman por "Capote" venceu a categoria de melhor actor principal, Reese Witherspoon por "Walk the Line" melhor actriz principal, George Clooney em "Syriana" melhor actor secundário e Rachel Weisz em "O Fiel Jardineiro" melhor actriz segundária. Para mim todos são mais que justos, talvez com a excessão da categoria para melhor actor secundário. Achava mais justo se Paul Giamatti tivesse ganho. Não só pela sua participação em "Cinderella Man" mas também como prémio pela sua brilhante carreira, em especial no passado recente, com filmes como por exemplo "Sideways".

Nas categorias de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Argumento Original os vencedores foram os esperados. "Brokeback Mountain" e "Colisão", ganharam os óscares respectivos. Nada a apontar também nestas duas categorias.

Com inteira justiça, "King Kong" ganhou três óscares técnicos (Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som e Melhores Efeitos Especiais). Na minha opinião todos eles mais que justos.

A categoria de Melhor Banda Sonora Original foi ganha por "Brokeback Mountain", também sem surpresa. Mas, surpresa, surpresa foi a vitória da música “It’s Hard Out Here for a Pimp”, de“Hustle & Flow”. Pela primeira vez na história dos óscares, uma música de Hip-Hop saiu vencedora. Na minha opinião de forma injusta, pois quer "In the Deep" e "Travelin' Thru" mereciam muito mais o óscar.

Melhor Maquilhagem foi para "Chronicles of Narnia" sem surpresa e inteiramente justo, na minha opinião.

As categorias de Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia e Melhor Guarda-roupa foram todas ganhas por "Memórias de uma Gueixa". Todas justas excepto melhor fotografria que penso que deveria ter sido ganha por "Brokeback Mountain".

Melhor Filme de Animação foi “Wallace & Gromit - A Maldição do Coelho-Homem" mas penso que o mais justo era ter ganho "A Nóiva Cadáver" de Tim Burton.

O Melhor Realizador foi Ang Lee com "Brokeback Mountain" também inteiramente justo.

E finalmente, the last but not the least, o melhor filme. Toda a gente apontava para "Brokeback Mountain", mas grande surpresa... foi "Colisão" a ser considerado o melhor filme do ano de 2005". Para mim com toda a justiça. É sem dúvida um grande, grande filme. O argumento fabuloso, juntamente com a montagem e direcção do filme, sem falar nas representações, fizeram de "Colisão" um filme fora de série. Enquanto que para mim, "Brokeback Mountain" é apenas "mais um filme".

Em suma, 3 óscares para 4 filmes: "Colisão" (melhor filme, melhor argumento original e melhor edição), "Brokeback Mountain" (melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor banda sonora original), "King Kong" (melhor edição de som, melhor mistura de som e melhores efeitos especiais) e "Memórias de uma Gueixa" (melhor direcção artística, melhor fotografia e melhor guarda-roupa).

Os grandes perdedores da noite foram "Munique" e "Boa Noite e Boa Sorte". O último com 6 nomeações e o primeiro com 5 e ambos sem ganharem um único óscar.

Sem comentários: