quinta-feira, março 23, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Terapia do Amor", "Uma História de Violência" e "A Pantera Cor-de-Rosa"

"Terapia do Amor" é uma comédia/drama romântica com Uma Thurman, Brian Greenberg e Meryl Streep.
Rafi (Uma Thurman) é uma produtora de fotografia de 37 anos, lidando com um divórcio recente, que encontra David (Bryan Greenberg), um pintor de 23 anos acabado de sair da universidade. Prime aborda tudo o que pode acontecer quando um amor à primeira vista se confronta com a realidade quotidiana de uma relação entre dois adultos. A Dra. Lisa Metzger (Meryl Streep), a terapeuta de Rafi, a quem está a ajudar a vencer os seus medos de se tornar de novo íntima de alguém, descobre com surpresa quem é o novo apaixonado da sua doente.
Uma comédia de grande qualidade com uma Meryl Streep fantástica e uma Uma Thurman a bom nível. A história está interessante, com piada mas ao mesmo tempo algo dramática. A ver.
Nota: 15

"Uma História de Violência" é um thriller com Viggo Mortensen no papel central, mas igualmente com outros grandes actores como Ed Harris, Maria Bello e William Hurt (este último, nomeado para óscar de melhor actor secundário com a sua participação neste filme, em que, ao todo, foi de 10 minutos).
Tom é um pacato homem de uma pequena cidade, proprietário de um restaurante, que vive uma vida tranquila com a mulher (Bello) e os dois filhos. Tudo se altera quando dois criminosos tentam assaltar o estabelecimento e Tom se vê forçado a tomar medidas extremas. Subitamente, é elevado a herói e todos olham para ele como alguém de elevada estatura moral. Inesperadamente, três mafiosos aparecem na cidade à sua procura.
Filme violento, intenso, quer fisicamente, quer psicologicamente. Uma boa história, embora sem surpreender. Realização de David Cronenberg de grande qualidade, assim como as interpretações. Destaco Ed Harris, que faz um curto, mas bom, papel.
Nota: 14

"A Pantera Cor-de-Rosa" é uma comédia com Steve Martin, Jean Reno, Kevin Kline, Emily Mortimer e Beyoncé Knowles.
Apesar dos dotes de dedução tão inadequados, dos seus métodos tão pouco ortodoxos e da evidente falta de reflexos, o inspector Jacques Clouseau (Martin) acaba sempre por conseguir resolver os casos que lhe aparecem. Pelo menos até agora. Um famoso treinador de futebol é assassinado e o seu valiosíssimo anel - conhecido como a Pantera Cor-de-rosa - roubado. Um caso para o inspector resolver.
O filme surpreendeu-me pela positiva. A ideia não é ter um argumento fabuloso, mas sim uma comédia que agrade a "gregos e a troianos". E pode-se dizer que consegue. Tem comédia para todos, desde (algumas) palhaçadas que só a crianças é que faz rir, até piadas de grande nível. É claro que, mesmo assim, não resultaria se os actores não correspondessem. Mas o facto é que corresponderam a grande nível, desde Steve Martin, passando por Jean Reno e, especialmente, Kevin Kline. A não perder para quem gosta de filmes divertidos por excelência.
Nota: 15

Esta semana estreia "V de Vingança", "Casanova", "Nanny McPhee", "3... Extremos" e "O Segredo".

Bom cinema.

Sem comentários: