sábado, dezembro 31, 2005

O artista é um bom artista...

Digam lá se não está porreiro?
(Não se esqueçam de ligar o som)

http://www.albinoblacksheep.com/flash/numa.php

sexta-feira, dezembro 30, 2005

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "A Noiva Cadáver".

"A Noiva Cadáver" é um filme de animação de comédia negra com vozes de Johnny Depp, Helena Bonham-Carter, Emily Watson entre outros.
Victor (Johnny Depp), um jovem que é transportado rapidamente para o mundo dos mortos, casa com uma misteriosa Noiva Cadáver, enquanto a sua noiva real, Victoria, espera na terra dos vivos. Embora a vida na Terra dos Mortos se revele mais colorida do que a sua rígida educação Vitoriana, Victor aprende que não há nada neste mundo, ou no próximo, que o consiga afastar do seu único e verdadeiro amor.
O filme desiludiu-me um pouco. Estava à espera de uma obra-prima e saiu-me apenas mais um filme de animação. Os personagens estão muito bem inventados e têm alguma piada. No entanto, o argumento apesar de original, acaba por ser muito previsível. Algumas cenas musicais estavam bem conseguidas... outras nem tanto. De destacar (mais uma vez) o desempenho de Johnny Depp. Mesmo presente só em voz, não deixa de ser brilhante.
Nota: 13


Esta semana estreia "Agente Acidental".

Bom cinema.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Eleições

O Mário Soares gosta muito de usar o argumento de que um Presidente da República tem de saber de Filosofia, História, Literatura.
Cavaco não é um especialista nessas áreas e Soares é mais culto.
O sonho do Mário Soares era que o lugar de Presidente fosse eleito assim:

As pessoas não iam votar como o fazem habitualmente. Tudo seria decidido num programa de televisão apresentado por Jorge Gabriel. Cavaco e Soares jogam o Trivial Pursuit. O primeiro a fazer o queijinho amarelo e o castanho é eleito Presidente da República.

terça-feira, dezembro 27, 2005

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Formigas...

Certo dia ia uma formiga a passear numa linha de comboio, quando de repente ficou com a perna trilhada entre os carris. Ouviu o barulho do comboio a aproximar-se e começou a ficar apavorada e tenta puxar a perna... O comboio aproximava-se cada vez mais e ela continuava presa... Até que quando o comboio estava mesmo perto dela... a formiga diz:

- Olha, que se lixe... se o comboio descarrilar, descarrilou...

domingo, dezembro 25, 2005

Sem dinheiro

Foram apanhados falsos vendedores da Revista Cais. De todos, só um não era jogador do Vitória de Setúbal. Era um preto, sem família, sem dinheiro, em situação ilegal, cheio de fome e jogava a médio defensivo no Estoril.

sábado, dezembro 24, 2005

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Cartas de gente famosa ao Pai Natal IV

“Peço-te neste natal, que me dês um cachecol, se possível uns dias antes do dia 24 para me dar um ar gripado e as pessoas terem medo de mim…"

Assinado: Peru

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "King Kong", "O Nevoeiro", "A Jóia de Família" e "Flores Partidas".

"King Kong" é um filme de aventura com Naomi Watts, Adrien Brody e Jack Black nos principais papéis.
Um realizador e a sua equipa vão para uma ilha misteriosa para filmar, quando descobrem que a besta legendária da ilha existe mesmo. Os problemas começam quando os nativos da ilha capturam a actriz principal como sacrifício para o monstro, King Kong. Assim, a equipa de filmagem aventura-se na selva da ilha para encontrar e capturar a criatura.
O filme está espectacular. Talvez demasiado espectacular. Os efeitos especiais estão fenomenais. O Kong está mais que perfeito e todos os outros seres parecem mesmo reais. Parece-me é que se sentaram à sombra da bananeira, neste caso dos efeitos especiais, e não se preocuparam muito com o resto. Embora tenha um bom argumento, penso que podia estar muito mais interessante. Tem grandes actores, que fizeram grandes interpretações como a Naomi Watts e o Adrien Brody, mas penso que o Jack Black não é actor para este tipo de papéis. Ele é um actor mediano que eu gosto muito de ver em comédias, mas para este tipo de filme, com este personagem, não. O que mais gostei do filme foi, realmente, o Kong. Está um grande personagem. Tudo nele está espectacular. Um bom filme embora demasiado longo. O inicio do filme podia ter sido muito mais abreviado.
Nota: 15


"O Nevoeiro" é um filme de suspense e algum (quase nada) terror.
Exactamente há 100 anos, da costa rochosa de uma cidade isolada no norte da Califórnia, um navio à procura de refúgio foi traído pelos fundadores da cidade e foi queimado, condenando todas as pessoas a bordo. Agora, esta noite, os fantasmas dos marinheiros mortos regressaram das suas sepulturas para se vingarem. Envolvidos num nevoeiro sobrenatural, os fantasmas apanham os residentes da comunidade remota, com a intenção de procurarem os descendentes dos fundadores da cidade...matando qualquer pessoa que se atravesse no seu caminho.
Fraquinho... Era para ser um filme de suspense, mas apenas o consegue em escassas cenas. O elenco está igualmente fraquinho, com excepção da Selma Blair ("Hellboy") que é uma boa actriz. O início até me deixou com alguma esperança, mas o desenrolar do filme foi bastante mau, e o final desapontante. No entanto, como disse anteriormente, consegue umas escassas cenas de suspense (que eu aprecio bastante) o que permite a este filme ter nota positiva.
Nota: 13


"A Jóia da Família" é uma comédia romântica com algum dramatismo com actores como Diane Keaton, Rachel McAdams, Claire Danes, Sarah Jessica Parker e Luke Wilson. Vi o filme em ante-estreia.
Uma família reúne-se para a festa de Natal. Um dos filhos leva a namorada com a intenção de anunciar o seu casamento, mas os pais e donos da casa mostram uma recepção um tanto fria em relação à convidada.
O filme está muito engraçado e é muito bonito. Tem partes de grande comédia e momentos de bastante dramatismo. O argumento está muito bem feito e os actores interpretam-no excepcionalmente. Com excepção do Dermot Mulroney o filme conta com grandes actores. Não há melhor filme para ver nesta altura natalícia. Gostei muito.
Nota: 16


"Flores Partidas" é uma comédia com o Bill Murray no principal papel mas com outros actores de prestígio tais como Jessica Lange e Sharon Stone.
Don (Murray), um celibatário inveterado, acaba de ser abandonado pela sua mais recente namorada, Sherry (Delpy). Don, que fez fortuna com os computadores mas agora não se interessa por nada, resigna-se de novo à sua condição de solitário, entregue aos seus hábitos simples. No entanto, é obrigado a reflectir sobre o seu próprio passado quando recebe pelo correio uma misteriosa carta cor-de-rosa. Quem a remete é uma antiga namorada, anónima, que o informa que tem um filho de 19 anos, que poderá andar à procura do pai. Don é levado a investigar este “mistério” pelo seu amigo mais chegado e vizinho, Winsto (Wright), detective amador e homem de família. Hesitante em sair de casa, Don embarca mesmo assim numa viagem através do país, em busca de pistas junto de quatro antigas apaixonadas (Conroy, Lange, Stone e Swinton). Visitas não anunciadas a cada uma destas mulheres únicas reservam novas surpresas para Don, à medida que ele, casualmente, confronta o seu passado e, consequentemente, o seu presente.
O filme foi uma perfeita desilusão. Espera ver uma comédia interessante, ao estilo do Bill Murray, mas o que vi foi uma autêntica seca com uma ligeirissima comédia muito de vez enquando e um irritante de tão cansativo "fade-out" entre cenas. Ainda por cima, é do tipo de filmes que acabam como começam, ou seja, 1h40m de filme sem acontecer nada do principio ao fim. Valha-se as interpretações dos actores que como é usual neles, foi de grande nível. Por isso, e só por isso, o filme consegue nota positiva.
Nota: 11

Esta semana estreia "A Noiva Cadáver" e "A Jóia de Família".

Bom cinema.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

terça-feira, dezembro 20, 2005

Cartas de gente famosa ao Pai Natal III

Querido Pai Natal (não me sinto muito bem a chamar-te pai, pois tens idade para ser meu filho), mas cá vai...
Este ano portei-me muito bem, pelo menos do que eu me lembro, pois agora nos últimos meses, ando a insultar os outros meninos... todos não, só um, aquele com cara de pau, que eu chamo-lhe nomes e ele não me responde, ele faz-me sentir como tu... faz-me sentir que eu não existo!!
O que eu queria pedir-te era para ver se me enviavas mais uns chips de memória, pois eu sei que estou candidato às eleições, mas não sei para quais... Se me ajudares eu dou-te algumas milhas no meu cartão da TAP, pois eu passei alguns anos a juntá-las e devo ter uns 2 bilhões de milhas.

Assinado: Mario Soares

PS: Traz também um bolo rei que eu ando farto de cavacas

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Cartas de gente famosa ao Pai Natal II

“Este ano quero só bacalhaus, perus já tenho que chegue…"

Assinado : Ricardo do Sporting

domingo, dezembro 18, 2005

sábado, dezembro 17, 2005

Cartas de gente famosa ao Pai Natal I

“-Sr. Pai Natal, eu este ano não sei o que vou pedir, pois já tenho tudo. O campeonato vou ganha-lo de certeza; a liga dos campeões nem me passa pela cabeça perdê-la; a taça, o Vilarinho disse que me arranjava uma...e cheia; ir para seleccionador nacional, também não preciso de pedir, eles vão andar atrás de mim, portanto, Pai Natal, se este ano precisar de um milagre e Deus não o realizar... peça-me a mim."

Assinado: José Mourinho

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "As Crónicas de Nárnia" e "O Resgate dos "Soldados Fantasma".

"As Crónicas de Nárnia" é uma aventura fantástica para toda a família.
Na Inglaterra da II Guerra Mundial os quatro irmãos Pevensie - Lucy, Edmund, Susan e Peter - entram no mundo de Nárnia através de um guarda-roupa mágico, enquanto jogam às escondidas na propriedade de um misterioso professor. Uma vez lá, as crianças descobrem uma terra fascinante, em tempos pacífica, habitada por bestas que falam, anões, faunos, centauros e gigantes que se tranformou num mundo condenado ao Inverno eterno pela malvada Bruxa Branca, Jadis. Sob a orientação de um nobre e místico rei, o magnifíco leão Aslan, as crianças lutam para vencer o domínio poderoso de Jadis sobre Nárnia numa batalha espectacular que libertará Nárnia para sempre do seu feitiço gelado.
O filme está muito interessante e bastante bonito. É uma história para crianças mas dá para toda a familia. Tem um bom argumento, bons efeitos especiais e boas interpretações. Fizeram um excelente casting principalmente para os papéis principais (os miúdos), pois sem contar com Anna Popplewell, que já tinha feito pequenas participações em vários filmes, nenhum dos outros três tinha qualquer experiência. Tiveram todos muito bem. A realização também foi de boa qualidade.
Nota: 15

"O Resgate dos "Soldados Fantasma" é um drama de guerra com Benjamin Bratt ("Miss Detective") e James Franco ("Homem-Aranha"), entre muitos outros actores de grande qualidade. Fui vê-lo em ante-estreia.
A história verdadeira de uma das mais espectaculares missões de salvamento da história da América: "o resgate de Cabanatuan", a corajosa proeza que libertaria mais de 500 Prisioneiros de Guerra dos E.U.A. contra todas as probabilidades. Uma descrição apaixonante da resistência humana, o filme revela a coragem pessoal e o heroísmo audacioso que permitiu a um pequeno mas estóico grupo de soldados da Segunda Guerra Mundial tentar o impossível na esperança de libertar o seus "irmãos" capturados.
Como todos os filmes de guerra, é um bocado forte para pessoas sensiveis e, por isso, não aconselhado para essas pessoas. Para quem gosta do género, este filme está muito bom. Apesar de ter pouca acção, consegue prender o espectador à história, pois está muito bem desenrolada. Tem também um bom elenco. Para além disso é um filme baseado em factos verídicos, o que também se torna interessante.
Nota: 14

Esta semana estreia "King Kong".

Bom cinema.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

terça-feira, dezembro 13, 2005

Candidatos competem entre si na escalada da árvore de Natal

Vários candidatos presidenciais tentaram subir a árvore numa de sou jovem. Dois dias depois o relatório é este:
Cavaco está na frente faltando subir 30 metros.
Alegre está a grande distância de Cavaco mas está a esforçar-se. Tem conseguido desviar-se das balas de borracha atiradas pela polícia a mando do Governo.
Soares subiu um bocado mas tem estado a explicar todo o passado que ele tem tido a subir árvores de Natal e que não tem de provar nada a ninguém sobre quem é o melhor a subir árvores.
Louça e Jerónimo depois de descobrirem publicidade do Millennium BCP desistiram de subir a árvore e desataram aos pontapés a todos os placares de publicidade.
Garcia Pereira quis subir mas a organização disse-lhe: “Não vais subir. Esta corrida não é para ti. Não sejas parvo, aproveita a vida meu. Se quiseres tens ali bolo-rei".

domingo, dezembro 11, 2005

A boca da Manuela Moura Guedes

A Manuela tem uma boca tão grande, mas tão grande que... a convidaram para fazer de gruta no presépio da Câmara Municipal do Montijo.

sábado, dezembro 10, 2005

Campanha Donuts

Afinal de contas, tudo não passou de publicidade. Ao contrário do que se pensava no final do jogo contra o Manchester, Ronaldo não fez o gesto que se vê na foto para os adeptos do Benfica que assistiam nas bancadas. Tudo não passou de mais um clip publicitário para um novo tipo de donuts.

"Donuts Big Hole"
Donuts agora com um buraquinho ainda maior.

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Enquanto Estiveres Aí..." e "O Fatalísta".

"Enquanto Estiveres Aí" é uma comédia romântica com a Reese Witherspoon e Mark Ruffalo nos papéis centrais.
Quando David (Ruffalo) alugou o seu apartamento em são Francisco, a última coisa que ele esperava - ou queria - era uma companheira de apartamento. Mas uma bonita e mas decididamente controladora jovem mulher chamada Elizabeth (Witherspoon) aparece de repente, insistindo que o apartamento é dela. David assume que houve um mal-entendido gigante...até que Elizabeth desaparece tão misteriosamente como apareceu. Mudar as fechaduras não detém Elizabeth, que começa a aparecer e desaparecer quado lhe apetece - principalmente para criticar os hábitos pessoais de David no seu apartamento. Convencido de que ela é um fantasma, David tenta ajudar Elizabeth a atravessar para o "outro lado".
Apesar da irrealidade do "espírito" o filme tem um argumento muito seguro, com um seguimento da história, dentro do possível, com lógica. Não é tão óbvio como se esperaria, o que também torna este filme bastante bom. Reese Witherspoon (a loira dos filmes "Legally Blonde") e Mark Ruffalo têm um bom desempenho. O filme está engraçado, usando por diversas vezes o humor inteligente em detrimento do humor rudimentar, simples e, para mim, sem piada. Para além disso, é bastante romântico. Gostei bastante.
Nota: 15

"O Fatalísta" é uma espécie de comédia/drama com Rogério Samora, André Gomes, Rita Blanco e José Wallenstein nos principais papéis. Este filme vi-o em ante-estreia no Porto juntamente com o seu realizador, João Botelho, com o realizador mais velho do mundo ainda em actividade, Manuel de Oliveira, entre outras personalidades do nosso cinema.
Tudo o que de bem ou de mal nos acontece "cá em baixo", está escrito "lá em cima". É a frase preferida de Tiago (tradução de Jacques, porque vem dos santos), motorista de condição, para justificar todas as suas surpreendentes acções, quando através de um estranho Portugal conduz o seu patrão na delirante e interminável história dos seus amores.
É um filme diferente. Com um argumento baseado num livro de Denis Diderot, este filme parece mais uma espécie de teatro em vez de cinema. As personagens parecem todas poetas, desde o simples motorista até ao nobre marquês. Parece que falam sempre em verso. Muito pouco natural. A realização está "à portuguesa". Muito parado, muitas vezes infinitos segundos com a imagem fixa na estrada enquanto o narrador "conta" a história, ou paisagens ao longo da estrada. O som é também o tipico dos filmes portugueses. Será que não têm meios para fazerem filmes com som de qualidade? Quanto aos actores... enfim... temos mesmo um reduzidíssimo leque de actores no nosso país. Quando desaparecem da tela figuras do nosso cinema como Nicolau Breyner, João Lagarto, Ruy de Carvalho ou mesmo Joaquim de Almeida, não se pode esperar grande coisa. Neste filme vemos a fraca qualidade dos nossos restantes "actores". Actores entre aspas, porque muitos dos "secundários" que apareceram, de certeza que não podiam ser actores. No entanto, destaco o bom desempenho de Rita Blanco (a melhor do filme), Rogério Samora (apesar de tudo foi dos melhores) e ainda a grande surpresa (para mim) Patrícia Guerreiro. Adivinha-se-lhe um grande futuro. No entanto, o filme tinha um humor leve mas muito interessante, o que, juntamente com o razoável argumento, ajuda a que o filme tenha nota positiva.
Nota: 12

Esta semana estreia "As Crónicas de Nárnia" e "O Nevoeiro".

Bom cinema.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Escutas

Falou-se muito das escutas telefónicas. Tenho a certeza que alguns políticos não foram sujeitos a escutas:
1- Marcelo Rebelo de Sousa porque é humanamente impossível escutar alguém que fala 24 horas por dia à velocidade que ele fala.
2- Louçã porque é humanamente impossível escutá-lo mais de dez minutos sem vomitar.
3- Cavaco porque é humanamente impossível escutar alguém que não fala.
4- Joana Amaral Dias porque ainda não há telefones com imagem.
5- Jerónimo porque o homem está sempre sem voz.
6- Portas porque o sistema de escutas não está preparado para pessoas que em vez de falarem, gritam.
7- Valentim Loureiro porque o sistema de escutas não está preparado para pessoas que em vez de falarem, gritam.
8- Manuel Alegre porque não há paciência.
9- Sampaio porque ele não diz nada que interesse.
10- Pacheco Pereira porque não é preciso escutá-lo. Basta ler o Abrupto que regista automaticamente todos os pensamentos dele 24 horas por dia.
11- Mário Soares porque ninguém consegue escutá-lo sem se desatar a rir com as gaffes dele.
12- Guterres porque ele é tão boa pessoa que é impossível ele ter esperteza para estar envolvido em sacanices.
13- Pinto da Costa porque nos bares de alterne não há rede.

terça-feira, dezembro 06, 2005

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Presidenciais

Cavaco Silva e Mário Soares declinaram o convite para participarem no "Levanta-te e Ri".

Um consegue levantar-se mas não ri...

O outro ri mas não se consegue levantar...

sábado, dezembro 03, 2005

Loiras e..... loiros

P: Porque razão a loira tem o umbigo inchado?
R: O namorado também é loiro.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Profundo Azul" e "Harry Potter e o Cálice de Fogo".

"Profundo Azul" é um filme de acção e aventura com Paul Walker e Jessica Alba nos principais papéis.
Um grupo de mergulhadores arranja problemas graves com um traficante de droga, depois de encontrar a carga ilícita de um avião afundado.
Um grande problema do filme é o tempo que demora para arrancar a acção. Está demasiado longo o que torna os primeiros 20, 30 minutos do filme um bocado "seca". Fora isso, o filme tem um argumento banal, com actores e realizador medianos, no entanto, com uma beleza fisica e natural abundante. Esse é, realmente, o principal elogio que se pode fazer. Mas é um filme que a partir da meia hora se vê muito bem e consegue entreter. Peca pela falta de acção que o argumento justificava.
Nota: 14





"Harry Potter e o Cálice de Fogo" é o 4º filme da saga "Harry Potter". Uma adaptação dos livros de J. K. Rowling. Uma aventura fantástica com Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint nos principais papéis. De destacar a presença de Ralph Fiennes num pequeno papel.
O quarto ano de Harry em Hogwarts é marcado pelo Campeonato do Mundo de Quidditch e pelo Torneio dos Três Feiticeiros, no qual estudantes de três escolas de feitiçaria competem numa série de desafios. Os alunos são seleccionados pelo cálice de fogo, que este ano faz um anúncio surpreendente: Hogwarts terá dois representantes no torneio e um deles é Harry Potter!
Sem dúvida o melhor de todos os filmes da saga "Harry Potter". Ao contrário do último que não gostei, esta realização foi de grande qualidade. Nos actores (especialmente os jovens) nota-se uma grande evolução e quase todos (jovens e menos jovens) já encarnam perfeitamente os personagens. A excepção é o actor que faz de Albus Dumbledore, Michael Gambon, que está muitos furos abaixo de todos os outros. No livro é uma personagem sempre tranquila, transmite uma imensa serenidade, sabedoria e sempre muito afável. No filme parece o contrário. Tem mesmo que ser substituido nos próximos filmes. Entre os jovens actores gostaria de destacar o Rupert Grint que realmente está uns furos acima de todos os outros. Quanto aos efeitos especiais, estão realmente fantásticos. Se nos outros já estavam muito bons, neste ultrapassaram folgadamente os anteriores. Quanto à história... para quem leu o livro fica sempre a sensação de que no filme não explicam a história toda e faltam partes. Mas para quem não leu, o filme está muito bom e na realidade percebe-se tudo muito bem. Gostaria de destacar ainda a transformação do vilão Lord Voldemort. Excelente efeito e grande representação de Ralph Fiennes.
Nota: 16

Esta semana estreia "O Exorcismo de Emily Rose" e "Enquanto Estiveres Aí...".

Bom cinema.