quinta-feira, dezembro 01, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Profundo Azul" e "Harry Potter e o Cálice de Fogo".

"Profundo Azul" é um filme de acção e aventura com Paul Walker e Jessica Alba nos principais papéis.
Um grupo de mergulhadores arranja problemas graves com um traficante de droga, depois de encontrar a carga ilícita de um avião afundado.
Um grande problema do filme é o tempo que demora para arrancar a acção. Está demasiado longo o que torna os primeiros 20, 30 minutos do filme um bocado "seca". Fora isso, o filme tem um argumento banal, com actores e realizador medianos, no entanto, com uma beleza fisica e natural abundante. Esse é, realmente, o principal elogio que se pode fazer. Mas é um filme que a partir da meia hora se vê muito bem e consegue entreter. Peca pela falta de acção que o argumento justificava.
Nota: 14





"Harry Potter e o Cálice de Fogo" é o 4º filme da saga "Harry Potter". Uma adaptação dos livros de J. K. Rowling. Uma aventura fantástica com Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint nos principais papéis. De destacar a presença de Ralph Fiennes num pequeno papel.
O quarto ano de Harry em Hogwarts é marcado pelo Campeonato do Mundo de Quidditch e pelo Torneio dos Três Feiticeiros, no qual estudantes de três escolas de feitiçaria competem numa série de desafios. Os alunos são seleccionados pelo cálice de fogo, que este ano faz um anúncio surpreendente: Hogwarts terá dois representantes no torneio e um deles é Harry Potter!
Sem dúvida o melhor de todos os filmes da saga "Harry Potter". Ao contrário do último que não gostei, esta realização foi de grande qualidade. Nos actores (especialmente os jovens) nota-se uma grande evolução e quase todos (jovens e menos jovens) já encarnam perfeitamente os personagens. A excepção é o actor que faz de Albus Dumbledore, Michael Gambon, que está muitos furos abaixo de todos os outros. No livro é uma personagem sempre tranquila, transmite uma imensa serenidade, sabedoria e sempre muito afável. No filme parece o contrário. Tem mesmo que ser substituido nos próximos filmes. Entre os jovens actores gostaria de destacar o Rupert Grint que realmente está uns furos acima de todos os outros. Quanto aos efeitos especiais, estão realmente fantásticos. Se nos outros já estavam muito bons, neste ultrapassaram folgadamente os anteriores. Quanto à história... para quem leu o livro fica sempre a sensação de que no filme não explicam a história toda e faltam partes. Mas para quem não leu, o filme está muito bom e na realidade percebe-se tudo muito bem. Gostaria de destacar ainda a transformação do vilão Lord Voldemort. Excelente efeito e grande representação de Ralph Fiennes.
Nota: 16

Esta semana estreia "O Exorcismo de Emily Rose" e "Enquanto Estiveres Aí...".

Bom cinema.

Sem comentários: