quinta-feira, dezembro 22, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "King Kong", "O Nevoeiro", "A Jóia de Família" e "Flores Partidas".

"King Kong" é um filme de aventura com Naomi Watts, Adrien Brody e Jack Black nos principais papéis.
Um realizador e a sua equipa vão para uma ilha misteriosa para filmar, quando descobrem que a besta legendária da ilha existe mesmo. Os problemas começam quando os nativos da ilha capturam a actriz principal como sacrifício para o monstro, King Kong. Assim, a equipa de filmagem aventura-se na selva da ilha para encontrar e capturar a criatura.
O filme está espectacular. Talvez demasiado espectacular. Os efeitos especiais estão fenomenais. O Kong está mais que perfeito e todos os outros seres parecem mesmo reais. Parece-me é que se sentaram à sombra da bananeira, neste caso dos efeitos especiais, e não se preocuparam muito com o resto. Embora tenha um bom argumento, penso que podia estar muito mais interessante. Tem grandes actores, que fizeram grandes interpretações como a Naomi Watts e o Adrien Brody, mas penso que o Jack Black não é actor para este tipo de papéis. Ele é um actor mediano que eu gosto muito de ver em comédias, mas para este tipo de filme, com este personagem, não. O que mais gostei do filme foi, realmente, o Kong. Está um grande personagem. Tudo nele está espectacular. Um bom filme embora demasiado longo. O inicio do filme podia ter sido muito mais abreviado.
Nota: 15


"O Nevoeiro" é um filme de suspense e algum (quase nada) terror.
Exactamente há 100 anos, da costa rochosa de uma cidade isolada no norte da Califórnia, um navio à procura de refúgio foi traído pelos fundadores da cidade e foi queimado, condenando todas as pessoas a bordo. Agora, esta noite, os fantasmas dos marinheiros mortos regressaram das suas sepulturas para se vingarem. Envolvidos num nevoeiro sobrenatural, os fantasmas apanham os residentes da comunidade remota, com a intenção de procurarem os descendentes dos fundadores da cidade...matando qualquer pessoa que se atravesse no seu caminho.
Fraquinho... Era para ser um filme de suspense, mas apenas o consegue em escassas cenas. O elenco está igualmente fraquinho, com excepção da Selma Blair ("Hellboy") que é uma boa actriz. O início até me deixou com alguma esperança, mas o desenrolar do filme foi bastante mau, e o final desapontante. No entanto, como disse anteriormente, consegue umas escassas cenas de suspense (que eu aprecio bastante) o que permite a este filme ter nota positiva.
Nota: 13


"A Jóia da Família" é uma comédia romântica com algum dramatismo com actores como Diane Keaton, Rachel McAdams, Claire Danes, Sarah Jessica Parker e Luke Wilson. Vi o filme em ante-estreia.
Uma família reúne-se para a festa de Natal. Um dos filhos leva a namorada com a intenção de anunciar o seu casamento, mas os pais e donos da casa mostram uma recepção um tanto fria em relação à convidada.
O filme está muito engraçado e é muito bonito. Tem partes de grande comédia e momentos de bastante dramatismo. O argumento está muito bem feito e os actores interpretam-no excepcionalmente. Com excepção do Dermot Mulroney o filme conta com grandes actores. Não há melhor filme para ver nesta altura natalícia. Gostei muito.
Nota: 16


"Flores Partidas" é uma comédia com o Bill Murray no principal papel mas com outros actores de prestígio tais como Jessica Lange e Sharon Stone.
Don (Murray), um celibatário inveterado, acaba de ser abandonado pela sua mais recente namorada, Sherry (Delpy). Don, que fez fortuna com os computadores mas agora não se interessa por nada, resigna-se de novo à sua condição de solitário, entregue aos seus hábitos simples. No entanto, é obrigado a reflectir sobre o seu próprio passado quando recebe pelo correio uma misteriosa carta cor-de-rosa. Quem a remete é uma antiga namorada, anónima, que o informa que tem um filho de 19 anos, que poderá andar à procura do pai. Don é levado a investigar este “mistério” pelo seu amigo mais chegado e vizinho, Winsto (Wright), detective amador e homem de família. Hesitante em sair de casa, Don embarca mesmo assim numa viagem através do país, em busca de pistas junto de quatro antigas apaixonadas (Conroy, Lange, Stone e Swinton). Visitas não anunciadas a cada uma destas mulheres únicas reservam novas surpresas para Don, à medida que ele, casualmente, confronta o seu passado e, consequentemente, o seu presente.
O filme foi uma perfeita desilusão. Espera ver uma comédia interessante, ao estilo do Bill Murray, mas o que vi foi uma autêntica seca com uma ligeirissima comédia muito de vez enquando e um irritante de tão cansativo "fade-out" entre cenas. Ainda por cima, é do tipo de filmes que acabam como começam, ou seja, 1h40m de filme sem acontecer nada do principio ao fim. Valha-se as interpretações dos actores que como é usual neles, foi de grande nível. Por isso, e só por isso, o filme consegue nota positiva.
Nota: 11

Esta semana estreia "A Noiva Cadáver" e "A Jóia de Família".

Bom cinema.

Sem comentários: