quinta-feira, dezembro 28, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "O Amor Não Tira Férias" e "Saw 3".

"O Amor Não Tira Férias" é uma comédia romântica com algum drama à mistura, com Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law e Jack Black nos papéis principais.
Iris (Winslet) está apaixonada por um homem que estás prestes a casar com outra mulher. Do outro lado do oceano, Amanda (Diaz) descobre que o homem com quem vive a está a trair. Sem nunca se terem conhecido, estas duas mulheres inscrevem-se num site de troca de casas e cada uma viaja para o lar da outra durante as férias. Pouco tempo depois de chegar, encontram aquilo que menos esperavam: um novo romance.
A melhor comédia romântica do ano. Tem um humor bastante agradável e dois pares românticos com uma química bastante positiva. Mas o filme não se resume a isso. Tem também bastante emotividade com algumas histórias paralelas. Cada vez mais se torna mais díficil fazer um filme do género que não seja igual a todos os outros. Mas Catherine Hardwicke conseguiu-o. Tem um argumento muito positivo e nota-se a preocupação em não entrar em clichés, ou pelo menos contorná-los tentando surpreender o espectador. E realmente isso foi conseguido. Tem um elenco forte, embora nem todos estivessem no seu melhor. Penso que dos 4 principais a melhor foi, de longe, Kate Winslet. Ela esteve de facto excepcional. Uma interpretação excepcional foi também a do actor Eli Wallach, que conta já com 91 anos. Entrou perfeitamente dentro do personagem, e deu uma ajuda preciosa ao sucesso do filme. Relativamente à duração do filme, confesso que estava algo receoso antes de ir ver o filme, porque quando um filme deste género costuma durar para além das 2 horas, não costumo gostar. Mas neste filme realmente as quase 2 horas e meia de filme não se notam a passar. O filme está mesmo muito agradável e mistura comédia com romantismo e algum drama à mistura. A ver.
Nota: 16

"Saw 3" é o 3º filme de terror desta saga com Tobin Bell, mais uma vez, no papel de Jigsaw.
Com a sua nova aprendiz Amanda (Shawnee Smith), Jigsaw, o mestre dos jogos cruéis que aterrorizaram uma comunidade e baralharam a polícia, conseguiu mais uma vez fugir e desaparecer. Enquanto os detectives da cidade tentam localizá-lo, o Doutor Lynn Denlon (Bahar Soomekh) e Jeff (Angus Macfayden) desconhecem que estão prestes a tornar-se nos próximos peões do seu jogo de xadrez vicioso.
Mais uma vez a saga "Saw" conseguiu-me surpreender. Num filme deste género, era normal as ideias esgotarem-se com facilidade. Mas realmente tal não aconteceu. Neste 3º filme temos, tal como nos outros, um argumento bem elaborado e com surpresa até ao fim, temos mais terror explicito, melhores interpretações, mas talvez uma história, ou um enigma, não tão interessante como nos 2 filmes anteriores. Quanto ao argumento, é de louvar o facto de terem conseguido introduzir dados novos que fizessem sentido com os 2 primeiros filmes. Relativamente ao terror mais explicito é um facto. Este foi muito mais sangrento e mais "enojante". Relativamente aos enigmas criados, penso que o facto de terem juntado uma série de enigmas ao longo do filme, apesar de se entenderem, não o beneficiou. Relativamente às interpretações, este é de longe o melhor. Desta vez Tobin Bell teve o principal tempo de antena e está mesmo perfeito no seu papel. O restante elenco faz também todo ele um grande trabalho de representação. Muito bom, embora tivesse gostado um pouco menos que os outros dois filmes.
Nota: 16

Esta semana estreia "Babel" (um drama com Cate Blanchett e Brad Pitt), "O Pacto" (um thriller de terror), "Escola para Totós" (uma comédia que conta no elenco, entre outros, com Billy Bob Thornton, Michael Clarke Duncan e Ben Stiller), "O Terceiro Passo" (um thriller fantástico de Christopher Nolan, com Hugh Jackman, Christian Bale, Scarlett Johansson e Michael Caine), "Funcionário do Mês" (uma comédia com Jessica Simpson), "Agente 117" (uma comédia francesa) e "As Tartarugas Também Voam" (um drama de guerra de produção francesa, iraniana e iraquiana).

Bom cinema.

Sem comentários: