quinta-feira, setembro 28, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "As Corridas Loucas de Ricky Bobby" e "World Trade Center".

"As Corridas Loucas de Ricky Bobby" é uma comédia com Will Ferrell, John C. Reilly, Sacha Baron Cohen, Michael Clarke Duncan, entre outros.
Ricky Bobby (Will Ferrell) sempre sonhou conduzir depressa - muito depressa - como o seu pai, Reese Bobby, que abandonou a família para perseguir os seus sonhos nas corridas. Desde cedo, a mãe de Ricky, Lucy Bobby, vivia preocupada com medo que o destino do seu rapaz fosse acabar como ás do volante profissional. Ricky entra pela primeira vez na pista de corridas como mecânico do condutor Terry Cheveaux e tem acidentalmente a sua primeira oportunidade quando Cheveaux faz uma paragem não programada durante uma corrida para devorar uma sanduíche de galinha. Ricky salta para o carro e...assim começa a balada de Ricky Bobby.
Filme mesmo ao estilo de Will Ferrell. Comédia inteligente, conhecida por alguns como comédia algo "estupida", com um argumento engraçado, embora banal, e com grandes interpretações por parte dos actores. Sascha Baron Cohen, mais conhecido como Ali G ou Borat, é o que tem a melhor performance, mas tanto Will Ferrell como John C. Reilly ou mesmo Michael Clarke Duncan estão a grande nível. Muitos dos diálogos estão realmente hilariantes mas certamente que se não tivessemos interpretações deste nível não iríam conseguir arrancar tantas gargalhadas como estas conseguiram. Nota-se que muitos dos diálogos têm imensos improvisos, o que ainda dá mais mérito aos actores visto terem resultado na perfeição. Agora, este tipo de comédia não é daquelas que, de uma forma geral, seja apreciada por todos, e para esses aconselho vivamente a não irem ver este filme. Para os outros... a não perder.
Nota: 15

"World Trade Center" é um drama com Nicolas Cage, Maria Bello, Stephen Dorff, Jay Hernandez, entre outros.
11 de Setembro de 2001. Will Jimeno (Pena), da Polícia Portuária de Nova Iorque, estava tentado a tirar o dia de folga, mas acabou por ir trabalhar. O sargento John McLoughlin (Cage), um respeitado veterano da corporação, está acordado há algumas horas. Estes dois homens, juntamente com os colegas, deslocaram-se para o centro de Manhattan, como faziam todos os dias. Mas este não era um dia como os outros.
O primeiro grandioso filme do ano. Certamente com algumas nomeações para os óscares, a começar pelo realizador Oliver Stone. Grande, grande realização. Sem dúvida uma das suas melhores realizações. Quanto à história, já quase todos a conhecemos. No entanto, neste filme, Oliver Stone preferiu abordar apenas a história de 2 polícias, Will e John. Penso que, num filme tão bem feito como este, poderia ter ido bastante mais longe. No entanto, e tendo em conta que foi apenas nos 2 polícias e respectivas famílias que se baseou o filme, mesmo assim penso que poderia ter ido mais além, como por exemplo aprofundar o \"background\" de algumas das personagens secundárias que acabaram por ter muita influência do desenrolar da história. Apesar disso, o filme está espectacular na emoção que transmite, os diálogos estão igualmente bastante bons, os cenários estão quase perfeitos e as interpretações muito positivas. Penso que havia condições para Nicolas Cage e Michael Peña fazerem muito melhor. De realçar a boa prestação da maioria do restante elenco, dito secundário.
Nota: 16

Esta semana estreia "Serpentes a Bordo" (um filme de acção e terror com Samuel L. Jackson), "A Senhora da Água" (um thriller fantástico com realização de M. Night Shyamalan e com Paul Giamatti no papel principal), "Nunca Tantos Fizeram Tão Pouco" (comédia), "Ondas Invisíveis" (um thriller de produção holandesa e tailandesa) e "Open Water 2" (a continuação, na minha opinião, do pior filme do ano de 2004).

Bom cinema.

Sem comentários: