quinta-feira, maio 11, 2006

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "O Novo Mundo" e "Missão Impossível 3".

"O Novo Mundo" é uma aventura com Colin Farrell, Christopher Plummer e Christian Bale.
No início do século XVII, três embarcações inglesas partem à conquista do novo mundo, na esperança de encontrarem lendários tesouros e ouro. Ao desembarcar em James River, na Virgínia, estabelecem a colónia de Jamestown. Mas a maioria dos 103 colonos do grupo original eram aristocratas mal preparados e consequentemente as condições de vida na colónia degradam-se rapidamente. O Capitão John Smith é então encarregado de liderar uma expedição ao longo do rio Chickahominy para procurar comida. Durante a expedição, os nativos da tribo Powhatan matam todo o grupo à excepção de Smith, que é levado para a aldeia. Aí conhece a filha do chefe da tribo Powhatan, Pocahontas.
Uma interessante relação entre algumas das personagens no principio, mas depressa se entra numa monotonia sem igual. Bonitas paisagens, interpretações bastante positivas, realização razoável, banda sonora de qualidade. Fora isso, o filme praticamente consegue-se "ver" de olhos fechados. Penso que para contar uma história destas não seria necessário fazer um filme. Acho mesmo que não deveria ter sido feito um filme até por causa da sua infinita monotonia. Daria um bom livro, é certo, agora filme... nem pensar. Para já, (vou mesmo chamar-lhe assim) a maior seca do ano. Mas há quem aprecie filmes assim e para pessoas com esses gostos o filme até está positivo.
Nota: 13

"Missão Impossível 3" é um filme cheio de acção com Tom Cruise no papel central, mas também com outros grandes actores como Laurence Fishburne ou mesmo o recentemente galardoado Philip Seymour Hoffman.
O agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) tem de confrontar o vilão mais violento que alguma vez enfrentou, Owen Davian (Philip Seymour Hoffman), um fornecedor de armas e informador que não tem nem remorsos, nem consciência.
Para quem não conhece a saga "Missão Impossível", este é um filme apenas de entretenimento puro. Esqueçam as grandes representações, esqueçam os argumentos altamente elaborados, esqueçam aqueles filmes em que tudo tem que ter uma lógica. Entretenimento puro e duro é o único objectivo do filme e neste "Missão Impossível 3" consegue-o quase a 100%. Sem dúvida o melhor dos 3. Melhor argumento, melhor acção e suspense e melhores actores. De destacar Philip Seymour Hoffman, embora, infelizmente, não tenha aparecido tanto como se desejaria a um actor deste gabarito. Para já, é o melhor filme de acção do ano. O melhor na área do "entretenimento de massas".
Nota: 17

Esta semana estreia "Terror nas Montanhas", "O Último Destino 3", "Inocência", "Freedomland", "Lassie" e "O Matulão da Vovó".

Bom cinema.

Sem comentários: