quinta-feira, abril 28, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Um Peixe Fora de Água", "Sahara" e "Reféns".

"Um Peixed Fora de Água" é uma comédia/drama (sinceramente tenho dificuldade em qualificar) com um elenco de luxo: Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett, Willem Dafoe, Anjelica Huston, entre outros.
Steve Zissou (Murray), um oceanógrafo conhecido mundialmente, está à procura do misterioso e evasivo tubarão que comeu o seu parceiro durante a rodagem do último documentário. Pelo caminho, a sua tripulação vai encontrar numerosas complicações, entre as quais piratas, raptos e a bancarrota.
O filme é capaz de ser considerado uma obra de arte para alguns, mas para mim o filme é muito fraco. A história até nem é o pior... o grande problema é como se desenrola toda a acção (ou falta dela). O filme é uma autêntica seca, sem nada que se aproveite a não ser os actores. No entanto, já vi piores...
Nota: 12

"Sahara" é uma comédia com muita aventura. Matthew McConaughey e Penelope Cruz (namorados na vida real) são os protagonistas neste filme cheio de acção e mesmo bastante suspense.
O explorador Dirk Pitt (McConaughey) tem a aventura da sua vida quando embarca numa caça ao tesouro em África. Pitt procura o Navio da Morte, uma embarcação perdida durante a Guerra Civil Americana que trazia a bordo uma carga secreta. Mas o navio pode estar ligado às misteriosas mortes que têm ocorrido.
O filme está muito bom. Ao contrário do "Um Peixed Fora de Água" este filme não pára um segundo. Sempre muito dinâmico e com uma boa interpretação do Matthew McConaughey. Penso que neste filme o pior é mesmo Penelope Cruz. Este filme merecia uma melhor actriz...
Nota: 16


Quanto ao "Reféns"... é um filme com um actor que me surpreendeu muito pela positiva: Bruce Willis. Faz uma grande interpretação. A melhor de sempre, para mim.
Abalado por uma tragédia ocorrida durante o seu trabalho de negociador de reféns da polícia de Los Angeles, Jeff Talley (Willis) aceita tornar-se chefe de polícia de uma pequena e pacata cidade. Mas numa manhã, o trabalho de Jeff vai ser tudo menos pacato, quando é colocado numa inesperada situação de uma família feita refém por três adolescentes.
O filme tem um excelente argumento e uma realização muito boa. O filme está carregado de suspense e alguma cenas pouco aconselháveis para pessoas sensíveis. O desenrolar da acção está fantástico e não detectei nenhuma falha na história. É pena o "miúdo" da história, que até desempenha um papel importante, seja amador. Este filme merecia um actor melhor, mesmo sendo um rapaz de 10 anos. De resto o filme está perfeito.
Nota: 17

Esta semana estreiam "XXX - Estado Radical" e "Guess Who".

Bom cinema.

Sem comentários: