quinta-feira, novembro 10, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "O Crime do Padre Amaro" e "Na Sua Pele".

"O Crime do Padre Amaro" é um filme português com Jorge Corrula e a estreante Soraia Chaves nos principais papéis. O filme conta ainda com um restante elenco de luxo: Nicolau Breyner, João Lagarto, Nuno Mello, Rogério Samora, José Wallenstein, Lurdes Norberto, Maria Emília Correia, Rui Unas, Ana Bustorff, Diogo Morgado, entre outros que desempenham pequenissimos papéis, como é o caso do Ruy de Carvalho.
Padre Amaro, acabado de sair do seminário, chega a Lisboa para substituir um padre numa paróquia de um bairro pobre. Amaro depara-se com um bairro onde a vida é complicada... Mas os verdadeiros problemas do jovem padre surgem quando conhece Amélia, filha da Joaneira: bela, sensual e a dormir no quarto ao lado.
O filme tinha uma história de base que prometia. Talvez por isso, fui com alguma expectativa ver o filme, para ver se a boa surpresa que tive com "Os Imortais" se repetia. Mas foi uma grande desilusão. O argumento foi muito mal aproveitado, muito má dupla deactores nos principais papéis, realização de fraca qualidade de Carlos Coelho da Silva e excessivas cenas "picantes" em detrimento, talvez, de cenas com real acção e úteis à história. Mas nem tudo é mau, e a grande sorte é realmente o filme contar com os melhores actores portugueses como João Lagarto, Nicolau Breyner e ainda uma participação especial de Ruy de Carvalho. Mais uma magnifica interpretação desses grandes actores neste filme. Salve-se isso.
Nota: 11

"Na Sua Pele" é uma comédia dramática com Cameron Diaz e Toni Collette nos principais papéis.
O filme aborda a complicada relação entre duas irmãs muito diferentes. Rosie (Toni Collete), uma advogada séria responsável, e Maggie (Cameron Diaz). As circunstâncias obrigam a que vivam juntas, e que mais uma vez confrontem as suas diferenças. Entretanto aparece Ella (Shirley Maclaine), uma avó que não conheciam e que poderá ter muita influência no destino do relacionamento entre as duas.
É um grande filme. Divertido e ao mesmo tempo emocionante e comovente. Este filme é uma adaptação do livro de Jennifer Weiner com o mesmo nome e o que se pode dizer é que o argumento está espectacular, muito bem aproveitado, muito bem desenvolvido. Cameron Diaz tem um bom desempenho mas Toni Collete destaca-se como uma actriz muito mais sólida, com maior talento. É um possivel candidato, não direi a óscares, mas certamente a um globo de ouro. No entanto, demasiado parado para o meu gosto. Por isso, e só por isso, não leva melhor nota.
Nota: 15

Esta semana estreia "Pânico a Bordo".

Bom cinema.

Sem comentários: