quinta-feira, maio 26, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver o "Star Wars 3: A Vingança dos Sith".

A Galáxia vive em guerra há 3 longos anos e Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tornaram-se lendários heróis na luta contra o General Grevious. Anakin esteve afastado de Padmé Amidala, com quem casou secretamente, e quando finalmente a reencontra descobre que está grávida. Tenebrosas visão de Padmé a morrer durante o parto começam a assombrar Anakin, que segue um negro caminho para a proteger.
Desta última triologia talvez seja o menos mau de todos. O argumento continua a ser muito pouco elaborado, os efeitos especiais deixam muito a desejar (parece que ainda estamos nos inicios da década de 90), a Natalie Portman e o Samuel L. Jackson continuam bons actores mas para contrabalançar tivemos uma péssima interpretação do Ewan McGregor que é o que faz de Obi-Wan. Ele já entrou em grandes filmes e com boas interpretações, tais como "Moulin Rouge" ou "Big Fish", mas decididamente o papel de "guerreiro inter-galactico" não é para ele. No entanto nem tudo é mau. George Lucas, neste filme, apesar de tudo, conseguiu fazer uma boa ligação entre as duas triologias. Mas claro, este era, talvez. o que tinha uma história mais interessante para criar: o nascimento do Darth Vader. Era algo muito ansiado pelos fãs da saga e todo o seu desenvolvimento até foi bem conseguido.
Resumindo, se fosse há uns 10 anos atrás talvez pudesse ser considerado um grande filme, mas hoje em dia, considero abaixo da média. Mesmo assim...
Nota: 14

Esta semana não estreia nada de jeito. Divirtam-se a ver filmes que já estrearam em semanas anteriores.

Bom cinema.

2 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Pedro,

Quando vi seu texto pensei que tu ias contar o segredo de como Darth Vader foi para o lado do mal.
Eu ainda não vi o filme por falta de tempo mas dessa semana não passa. Essa é a última chance de ver um filme de Star Wars nas telas grandes do cinema.
Depois só em casa em DVD.
Não posso perder esta oportunidade.
Pelo que li no seu texto, parece-me que vc não gostou muito dos outros episódios da série, ao dizer que esse é o menos mau da série.
Mas George Lucas conseguiu, naquela época, fazer efeitos especiais que ninguém conseguia nem imaginava como fazer. E ele tinha que manter o mesmo padrão nesse filme também. Ele não poderia criar outro tipo de espada de luz, nem outras naves de batalha espaciais por causa da continuidade dos outros capítulos.
Mas tem vários efeitos especiais que foram melhorados.
Não entendi o que vc quis dizer com "O argumento continua a ser muito pouco elaborado".
Quanto ao elenco, realmente acho que poderia ter escolhido actores melhores.
Mas eu estou falando isso ainda sem ver o filme. Depois de vê-lo eu digo o que realmente achei.

Abraços,

José Roberto (JRPorto)
Recife - PE - Brasil

Pedro Fonseca disse...

Oi ;)

Na altura não foi o George Lucas que fez os filmes. Era outro realizador. Mas sim, na altura era fantástico para a época. Mas agora podiam continuar com as espadas de luz e isso, mas podiam faze-lo de uma forma mais fantástica com as novas tecnologias disponiveis.

Quanto ao argumento... é certo que a história já está escrita, mas o George Lucas adaptou a história para cinema e realmente deixa-me muito a desejar. O filme tem a duração de 2h20m e durante grande parte esse tempo a história parece não andar. Eles podiam ter inventado muito mais coisas que se pudessem passar no filme. O filme assim como foi feito, bem espremido dava para faze-lo em apenas meia hora.

Mas apesar de tudo foi o melhor dos 3 files do Lucas.

Obrigado pelo seu comentário. Apareça mais vezes ;)