quinta-feira, maio 19, 2005

Cinema: resumo semanal

Esta semana fui ver "Uma Boa Companhia", "O Caminho para a Fama" e "Danny The Dog".

"Uma Boa Companhia" é uma comédia com o Dennis Quaid, Topher Grace e Scarlett Johansson (nomeada para óscar em "Lost in Translation").
Dan (Dennis Quaid) era director de uma revista desportista. Mas essa revista é comprada por um grande grupo económico, e Dan perde o cargo de director. O seu novo patrão, Tom (Topher Grace), tem metade da sua idade - um jovem prodígio com grandes ambições. Mas tanto Dan como Tom têm problemas em casa. Sobrecarregado com despesas e prestações, Dan não se pode dar ao luxo de perder o emprego. Por seu lado, Tom é deixado pela nova mulher aquando da sua promoção. Quando Tom se apaixona pela filha de Dan tudo desaba.
É uma comédia dramática de grande qualidade. Tem um grande argumento, muito bem desempenhado pelos actores. Humor "ao de leve" inteligente, embora por vezes, o filme tenha partes um pouco tristes. O final não é exactamente como o espectador desejaria. No entanto, é um filme muito bom. Gostei muito.
Nota: 16

"O Caminho para a Fama" é uma comédia familiar misturada com alguma emoção.
Uma adolescente inadaptada congela todo o seu passado perante um novo e fantástico mundo, que lhe é revelado quando descobre que a patinagem é o seu verdadeiro talento. Casey Carlyle, um "rato de biblioteca", finalmente põe de lado os livros por causa de um novo e excitante mundo de patins, amizades e namorados.
É um filme típico de "domingo à tarde", mas tal como gosto de grande parte dos filmes de domingo à tarde este também gostei. Gostei de todo o desenvolvimento da personagem central e mesmo das secundárias. Todos os personagens sofrem uma evolução interessante. Filme divertido.
Nota: 15

"Danny The Dog" é um drama de acção. Com Jet Li no principal papel, o filme conta com grandes actores secundários tais como o galardoado Morgan Freeman (recentemente em Portugal para assistir aos "Laureus") e Bob Hoskins.
Danny (Li) sempre foi tratado com um cão pelo seu "dono" Bart (Hoskins), que o manteve toda a vida escravo numa cave. A única coisa que Danny aprendeu foi a lutar até à morte. Quando Bart fica em coma depois de um acidente automóvel, Danny conhece um afinador de pianos cego, que irá mudar a sua vida.
Este filme é bastante dramático, o que é pouco usual nos filmes do Jet Li. Realmente esta é, talvez, a melhor interpretação dele de sempre. Tem muitos momentos de acção mas a maior parte do filme são situações paradas, por vezes de alguma seca, mas que sendo com actores como Morgan Freeman, tornam-se bastante interessantes. Tem um bom argumento, mas talvez pudesse ser mais desenvolvido, mais elaborado.
Nota: 14

Esta semana estreia "Star Wars III" e "A Semente de Chucky".

Bom cinema.

Sem comentários: