segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Óscares

Como nos outros anos, foi um grande espectáculo com a presença de todas as grandes estrelas de Hollywood. A grande novidade foi o apresentador, que desta vez não foi nem Steve Martin, nem Billy Cristal e nem Woopy Gooldberg. Foi sim o actor Chris Rock. Ele é um comediante puro e, na minha opinião, esteve excelente. Levou um excelente "texto" e "representou-o" esplendorosamente. Conseguiu pôr milhões e milhões de pessoas por todo o mundo, incluindo todas as "superstars" que estavam na plateia, a rirem-se desalmadamente.

Quanto aos óscares em si... este ano não se pode dizer que houve um grande vencedor, mas 2 grandes vencedores. "The Aviator" ganhou 5 óscares e "Million Dollar Baby" apenas 4, mas foram os mais importantes.

Mas comecemos pelos óscares ditos "menos importantes".

O óscar para melhor guarda-roupa foi para "The Aviator". Eu estava à espera que ganhasse "Troy" por causa daquelas armaduras fantásticas que eles usavam nas batalhas, mas eles preferiram o guarda-roupa do "The Aviator" que eu não achei nada de especial. Os outros nomeados eram "Finding Neverland", "Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events" (com Jim Carrey) e "Ray".
A melhor fotografia e a melhor direcção artistica também foram para "The Aviator". Quanto à fotografia eu concordo, agora a melhor direcção artistica eu acho que devia ter ganho "The Phantom of the Opera".
O melhor som foi para "Ray", a melhor montagem para "The Aviator" e os melhores efeitos visuais foi para "Spider-Man 2". Parecem-me todos justos.
Os melhores efeitos sonoros pertenceram ao filme animado "The Incredibles". Os outros nomeados eram "The Polar Express" e "Spider Man 2". Neste, eu acho que devia ter ganho o "Spider Man 2, que tinham uns efeitos sonoros excelentes.
A melhor caracterização foi para "Lemony Snicket's a Series of Unfortunate Events". Eu acho que devia ter ganho "The Passion of the Christ". A caracterização estava excelente. No Lemony Snickets acho que não tinha nada de especial. O outro nomeado era "Mar adentro" (filme espanhol).
A melhor orquestração foi para "Finding Neverland"... É justo.
Quanto ao óscar de melhor canção... este ano não havia grandes candidatos. O único que, na minha opinião, se podia aproveitar era "Accidentally In Love" dos Counting Crowns do filme "Shrek 2". Mas não foi o que ganhou. Ganhou uma música espanhola (primeira nomeação de sempre para uma música espanhol nesta categoria) chamada "Al Otro Lado del Río" do filme "Diarios de Motocicleta". Esta música teve a curiosidade de ser interpretada (pessimamente) na gala dos óscares pelo actor António Banderas, acompanhada à guitarra electrica por Carlos Santana.

Nas curtas metragens... quanto ao documentário de curta metragem o vencedor foi "Mighty Times: The Children's March" e o melhor filme de animação de curta metragem foi "Ryan". O melhor filme de curta metragem foi "Wasp". Foi justo? Não faço ideia, nunca ouvi falar de nenhum dos nomeados.
O melhor documentário foi "Born Into Brothels". Talvez tenha sido justo tendo em conta os nomeados. Mas, para mim, faltava na lista dos nomeados o melhor documentário do ano passado: "Fahrenheit 9/11".
Quanto ao óscar para melhor filme de animação, já toda a gente sabia quem ia ganhar. E como não podia deixar de ser foi "The Incredibles". Bateu todos os records no que diz respeito a filmes de animação e, na minha opinião, com toda a justiça. Foi um filme excelente.

O melhor filme estrangeiro foi mais uma vez um filme espanhol. Este ano "The Sea Inside" ou na lingua original "Mar Adentro".

Quanto às categorias mais importantes...
O óscar de melhor argumento adaptado foi ganho pelo "Sideways". Como não vi o filme, não posso dizer se foi justo ou não, mas o argumento do "Million Dollar Baby" estava excelente.
O Melhor argumento original foi o "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" com o Jim Carrey e a Kate Winslet. Realmente o filme tinha um grande argumento. Era um casal que queria apagar da memória tudo o que viveram juntos. É um filme ao estilo de "Vannilla Sky". Este óscar foi justissimo.
O melhor actor secundário foi o Morgan Freeman no "Million Dollar Baby". Ele fez realmente uma interpretação fantástica. No entanto, nesta categoria era muito dificil escolher um. Eu punha em execuo com o Morgan Freeman o Clive Owen, pelo seu desempenho em "Closer".
A melhor actriz secundária foi a Kate Blanchett no filme "The Aviator". Das 5 nomeadas foi uma das duas que eu vi no cinema, mas pelo que vi não achei nada de especial. A outra que vi foi a Natalie Portman em "Closer" e entre as duas penso que era mais justo ter ganho a Natalie Portman.
Quanto ao óscar de melhor actor principal, já se esperava. Jammie Fox deixou para trás toda a concorrência (e que concorrência) e levou o óscar para casa. Ainda não vi o filme "Ray" mas pelos traillers que vi Jammie Fox está realmente excelente.
A melhor actriz principal foi a Hillary Swank pelo filme "Million Dollar Baby". Na minha opinião, só podia ser ela a ganhar. Teve um papel fantástico. Foi mesmo excelente. Este é o segundo óscar ganho por esta magnifica actriz. Já tinha ganho em 1999 num filme em que ela fazia de rapaz.
O melhor realizador foi o Clint Eastwood pelo mesmo filme. Também considero que foi inteiramente justo. Este óscar, no entanto, podia ter sido ganho pelo Martin Scorcese pelo filme "The Aviator". Também fez um trabalho excelente. Mas para mim era realmente mais justo dar o óscar ao Clint Eastwood que fez um filme verdadeiramente fenomenal.
E um filme verdadeiramente fenomenal só podia ganhar o óscar de melhor filme. Foi mesmo o que aconteceu. "Million Dollar Baby" foi considerado o melhor filme feito em 2004. Inteirament justo. Para saberem de que trata o filme vejam o meu último resumo semanal de cinema.

Se quiserem saber mais promenores sobre os óscares visitem o site oficial: http://www.oscar.com/index.html

Sem comentários: