segunda-feira, fevereiro 28, 2005
Óscares
Quanto aos óscares em si... este ano não se pode dizer que houve um grande vencedor, mas 2 grandes vencedores. "The Aviator" ganhou 5 óscares e "Million Dollar Baby" apenas 4, mas foram os mais importantes.
Mas comecemos pelos óscares ditos "menos importantes".
O óscar para melhor guarda-roupa foi para "The Aviator". Eu estava à espera que ganhasse "Troy" por causa daquelas armaduras fantásticas que eles usavam nas batalhas, mas eles preferiram o guarda-roupa do "The Aviator" que eu não achei nada de especial. Os outros nomeados eram "Finding Neverland", "Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events" (com Jim Carrey) e "Ray".
A melhor fotografia e a melhor direcção artistica também foram para "The Aviator". Quanto à fotografia eu concordo, agora a melhor direcção artistica eu acho que devia ter ganho "The Phantom of the Opera".
O melhor som foi para "Ray", a melhor montagem para "The Aviator" e os melhores efeitos visuais foi para "Spider-Man 2". Parecem-me todos justos.
Os melhores efeitos sonoros pertenceram ao filme animado "The Incredibles". Os outros nomeados eram "The Polar Express" e "Spider Man 2". Neste, eu acho que devia ter ganho o "Spider Man 2, que tinham uns efeitos sonoros excelentes.
A melhor caracterização foi para "Lemony Snicket's a Series of Unfortunate Events". Eu acho que devia ter ganho "The Passion of the Christ". A caracterização estava excelente. No Lemony Snickets acho que não tinha nada de especial. O outro nomeado era "Mar adentro" (filme espanhol).
A melhor orquestração foi para "Finding Neverland"... É justo.
Quanto ao óscar de melhor canção... este ano não havia grandes candidatos. O único que, na minha opinião, se podia aproveitar era "Accidentally In Love" dos Counting Crowns do filme "Shrek 2". Mas não foi o que ganhou. Ganhou uma música espanhola (primeira nomeação de sempre para uma música espanhol nesta categoria) chamada "Al Otro Lado del Río" do filme "Diarios de Motocicleta". Esta música teve a curiosidade de ser interpretada (pessimamente) na gala dos óscares pelo actor António Banderas, acompanhada à guitarra electrica por Carlos Santana.
Nas curtas metragens... quanto ao documentário de curta metragem o vencedor foi "Mighty Times: The Children's March" e o melhor filme de animação de curta metragem foi "Ryan". O melhor filme de curta metragem foi "Wasp". Foi justo? Não faço ideia, nunca ouvi falar de nenhum dos nomeados.
O melhor documentário foi "Born Into Brothels". Talvez tenha sido justo tendo em conta os nomeados. Mas, para mim, faltava na lista dos nomeados o melhor documentário do ano passado: "Fahrenheit 9/11".
Quanto ao óscar para melhor filme de animação, já toda a gente sabia quem ia ganhar. E como não podia deixar de ser foi "The Incredibles". Bateu todos os records no que diz respeito a filmes de animação e, na minha opinião, com toda a justiça. Foi um filme excelente.
O melhor filme estrangeiro foi mais uma vez um filme espanhol. Este ano "The Sea Inside" ou na lingua original "Mar Adentro".
Quanto às categorias mais importantes...
O óscar de melhor argumento adaptado foi ganho pelo "Sideways". Como não vi o filme, não posso dizer se foi justo ou não, mas o argumento do "Million Dollar Baby" estava excelente.
O Melhor argumento original foi o "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" com o Jim Carrey e a Kate Winslet. Realmente o filme tinha um grande argumento. Era um casal que queria apagar da memória tudo o que viveram juntos. É um filme ao estilo de "Vannilla Sky". Este óscar foi justissimo.
O melhor actor secundário foi o Morgan Freeman no "Million Dollar Baby". Ele fez realmente uma interpretação fantástica. No entanto, nesta categoria era muito dificil escolher um. Eu punha em execuo com o Morgan Freeman o Clive Owen, pelo seu desempenho em "Closer".
A melhor actriz secundária foi a Kate Blanchett no filme "The Aviator". Das 5 nomeadas foi uma das duas que eu vi no cinema, mas pelo que vi não achei nada de especial. A outra que vi foi a Natalie Portman em "Closer" e entre as duas penso que era mais justo ter ganho a Natalie Portman.
Quanto ao óscar de melhor actor principal, já se esperava. Jammie Fox deixou para trás toda a concorrência (e que concorrência) e levou o óscar para casa. Ainda não vi o filme "Ray" mas pelos traillers que vi Jammie Fox está realmente excelente.
A melhor actriz principal foi a Hillary Swank pelo filme "Million Dollar Baby". Na minha opinião, só podia ser ela a ganhar. Teve um papel fantástico. Foi mesmo excelente. Este é o segundo óscar ganho por esta magnifica actriz. Já tinha ganho em 1999 num filme em que ela fazia de rapaz.
O melhor realizador foi o Clint Eastwood pelo mesmo filme. Também considero que foi inteiramente justo. Este óscar, no entanto, podia ter sido ganho pelo Martin Scorcese pelo filme "The Aviator". Também fez um trabalho excelente. Mas para mim era realmente mais justo dar o óscar ao Clint Eastwood que fez um filme verdadeiramente fenomenal.
E um filme verdadeiramente fenomenal só podia ganhar o óscar de melhor filme. Foi mesmo o que aconteceu. "Million Dollar Baby" foi considerado o melhor filme feito em 2004. Inteirament justo. Para saberem de que trata o filme vejam o meu último resumo semanal de cinema.
Se quiserem saber mais promenores sobre os óscares visitem o site oficial: http://www.oscar.com/index.html
domingo, fevereiro 27, 2005
Alentejanos...
- Entschuldigung, koennen sie Deutsch sprechen?
Os dois alentejanos ficaram mudos.
- Excusez-moi, parlez vous français?
Os dois continuaram a olhar para ele impávidos e serenos.
- Prego signori, parlate italiano?
Nada por parte dos alentejanos.
- Hablan ustedes español?
Nenhuma resposta.
- Please, do you speak english?
Nada.
Angustiado, o suíço desiste e vai-se embora.Um dos alentejanos vira-se para o outro e diz:
- Talvez devêssemos aprender uma língua estrangeira...
- Mas pra quê, compadre? Aquele idiota sabia cinco e adiantou-lhe alguma coisa??!
sábado, fevereiro 26, 2005
sexta-feira, fevereiro 25, 2005
Bebidas Alcoólicas
"Cuidado, o álcool poderá ser perigoso para grávidas".
É irónico, porque se não fosse o álcool muitas delas nem sequer estavam grávidas.
Mas também é verdade que não percebo muito de bebidas alcoólicas, principalmente vinho. Aquilo é mesmo complicado...
Ofereceram-me no Verão passado um vinho tinto de uma marca conceituada, que tinha escrito no rótulo: "Beber à temperatura ambiente". Pois bem, era Agosto e estavam 35º, mas eu só abri a garrafa ontem e estavam 8º... fiquei confuso.
quinta-feira, fevereiro 24, 2005
Cinema: resumo semanal
The Grudge é um filme de suspense e terror. Com a Sarah Michelle Gellar (que faz de Buffy na série), este é um filme só para quem gosta mesmo de filmes do género. Karen (Sarah Michelle Gellar) é uma estudante americana que se dedica ao trabalho social em Tóquio. Um dia, devido à não comparência de uma colega, vê-se temporariamente encarregue de cuidar de uma idosa. Ao entrar em casa, Karen depara-se com uma mulher, Emma, mergulhada num estado catatónico e aparentemente abandonada no meio de uma grande desarrumação. Com o passar do dia, Karen acaba por se aperceber que algo de terrível se esconde por detrás deste desconcertante cenário.
É um filme interessante, com um desenvolvimento da história interessante, mas fiquei muitissimo desiludido com o final.
Million Dollar Baby é um dos grandes filmes do ano. Está nomeado para os óscares de melhor filme, melhor actor principal (Clint Eastwood), melhor realização (Clint Eastwood), melhor actriz principal (Hilary Swank), melhor actor secundário (Morgan Freemam), melhor argumento adaptado e melhor edição de filme.
Clint Eastwood é Frankie Dunn, um veterano treinador e manager de lutadores de boxe. Mas Dunn é uma homem azedo e amargurado, que vive a sua vida dolorosamente afastado da filha. O seu único amigo é Scrap (Morgam Freeman), um antigo boxer que agora toma conta do seu ginásio. Tudo muda quando Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) entra no ginásio. Maggie deseja tornar-se boxer. Frankie renega-a pois não quer assumir aquele risco, por ela já ser muito velha para começar e sobretudo porque não treina mulheres. Mas Maggie não desiste e continua a treinar no ginásio com a ajuda de Scrap. Com o tempo vai conseguindo convencer Frankie do seu talento, e este aceita-a . E assim ambos vão perceber que têm bastante em comum, como um passado doloroso e com perdas marcantes. Será em conjunto que eles vão ajudar-se mutuamente, descobrindo um sentido de família que há muito desaparecera das suas vidas.
É um filme muito emotivo, mas com uma grande história e grandes actores e interpretações. Não percam.
Blade Trinity é o terceiro e último filme da saga "Blade". Wesley Snipes regressa mais uma vez como o explosivo “day-walking” caçador de vampiros. Durante anos Blade lutou durante a noite contra os vampiros sem que os humanos se apercebecem. Agora, Blade caí nas malhas do FBI e é obrigado a andar à luz do dia, juntando-se a um grupo de humanos - que também lutam contra os vampiros- que ele desconhecia existir. Conjuntamente com Abigail e Hannibal, dois humanos, Blade irá no encalce de uma antiga criatura que também o persegue: Drácula.
Este é melhor que os outros? Não consigo dizer. Eu acho que está ao nivel dos outros.
Para a semana devo ir ver o Ray e o Constantine.
Bom cinema :)
quarta-feira, fevereiro 23, 2005
terça-feira, fevereiro 22, 2005
Bons restaurantes...
segunda-feira, fevereiro 21, 2005
A bolsa...
Quando há alguma catastrofre natural, ou algo de negativo, há sempre alterações na bolsa... Detesto a maneira de como eles anúnciam isso... Imaginem, quando o Papa morrer a notícia será mais ou menos assim:
"Esta tarde, o Papa João Paulo II, morreu... mas felizmente não houve alterações na Bolsa".
Francamente!!
domingo, fevereiro 20, 2005
Irmã Lúcia
sábado, fevereiro 19, 2005
sexta-feira, fevereiro 18, 2005
Prognóstico de um amador que vos avisa!!!
Cumprimentos,
O Cidadão Atento
O Monopólio...outra vez
quinta-feira, fevereiro 17, 2005
Tá tudo enganado...
quarta-feira, fevereiro 16, 2005
Eles insistem...
- Olha, pá! Este cruzeiro vai cheio de mulheres boas. E nós somos os únicos homens! É melhor ires abastecer-te ali à farmácia.
O amigo foi à farmácia e quando voltou disse:
- Pronto. Já fui! Comprei um preservativo e um comprimido pró enjoo!
- Só um? - perguntou o outro - Aquilo vai estar cheio de mulheres boas! E olha que são quinze dias!
O amigo voltou à farmácia e pediu a mesma dose. Voltou e disse:
- Já está! Comprei mais um preservativo e outro comprimido!
- Tu és parvo, ou quê? Isso não dá pra nada! Vão ser 15 dias no meio de mulheres boas!
O amigo voltou à farmácia e pediu mais um preservativo e um comprimido pró enjoo. Aí, o farmaceutico, estranhou e perguntou-lhe:
- Desculpe, eu sei que não tenho nada com isso, mas se você enjoa, porque é que insiste?
terça-feira, fevereiro 15, 2005
segunda-feira, fevereiro 14, 2005
Idosos... co-incenerados?!?
domingo, fevereiro 13, 2005
sábado, fevereiro 12, 2005
Ainda o tsunami...
No outro dia estive, atentamente, a ver e ouvir na televisão uma entrevista a uma familia portuguesa que sobreviveu ao tsunami. Os jornalistas não terão mais que fazer do que chegar ao pé de pessoas que passaram por um trauma e fazerem perguntas tão estupidas como:
"Então, em que é que pensou quando foi atingido pela onda?".
Em que é que pensou? Deve ter sido qualquer coisa como isto:
Olhe, quando somos atingidos por onda de 6 metros a viajar a cerca de 900 Km por hora, a gente pensa de facto em muita coisa. Mal a onda me atingiu, pensei... Terei desligado o fogão? Depois bati com a cabeça numa palmeira e aí pensei... Dava-me jeito comprar um casaco novo. O que é que acha que pensei? Pensei... AAAAAAAAHHHHHHHHH!!!!! foi o que pensei, deixe ver, sim foi isso... AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!.
Senhores jornalistas deixem de ser assim. Essa gente passou por muito. São vítimas de uma catástrofe, não são atracções de circo.
sexta-feira, fevereiro 11, 2005
Pelo sim, pelo não...
quinta-feira, fevereiro 10, 2005
quarta-feira, fevereiro 09, 2005
Cinema: Resumo Semanal
Elektra é um filme da Marvel protagonizado pela Jennifer Garner. Ela é uma assassina, treinada na rígida disciplina do "ninjutsu", e faz disso a sua vida. Até que um dia conhece uma rapariga muito especial...
O Aviador vai ser o vencedor da categoria de melhor filme e melhor actor principal dos óscares. Com Leonardo DiCaprio a fazer um magnifico papel, o filme centra-se na sua personagem Howard Hughes. Ele é um apaixonado pela aviação e decidido a criar nome na indústria cinematográfica produz de forma extravagante e hiper-perfeccionista o famoso épico de guerra "Os Anjos do Inferno". No entanto, surgem inúmeros problemas durante o seu percurso e ele vai ficando cada vez mais "maluco".
O que mais me impressionou neste filme foi mesmo o desempenho do Leonardo DiCaprio. Foi excelente.
Na quinta-feira vão estrear Ray e Blade Trinity.
terça-feira, fevereiro 08, 2005
Piropos do norte...
- Tu és como um helicóptero: gira e boa.
segunda-feira, fevereiro 07, 2005
domingo, fevereiro 06, 2005
Anedota...consulta
O médico aconselhou-o a deixar o tabaco, o álcool e a ter muito sexo.
A mulher que estava na sala de espera e ouviu a conversa, ficou muito contente.
Então nessa tarde foi às compras, comprou a lingerie mais sexy que havia e uma camisa de noite muito bonita. Fui para casa arranjar-se, tomar banho e esperar o marido. Mas...
Quando este chegou a casa mudou de roupa e vestiu...um fato, pôs uma gravata...
A mulher perguntou-lhe :"Tu não ouviste o que o médico disse?".
Ele respondeu :"Ouvi, só que eu não gosto de remédios caseiros".
sábado, fevereiro 05, 2005
Advogados....
"Aqui jáz um advogado, um homem honesto."
Logo que viu a inscrição, retrucou:
- Puxa... Aonde vamos parar? Já estão a enterrar duas pessoas na mesma sepultura!!!
sexta-feira, fevereiro 04, 2005
quinta-feira, fevereiro 03, 2005
Cinema: resumo semanal
O primeiro é a continuação de Um sogro do pior. É um filme hilariante, excelente, com grandes actores (Robert de Niro, Dustin Hoffman e Ben Stiller). No sogro do pior o casal Greg e Pam foram conhecer os pais dela. Agora é a vez de os pais dela ficarem a conhecer os pais dele.
O Ladder49 é um filme completamente diferente. É um filme emotivo, com um bom argumento e bem realizado. Com Joaquin Phoenix e John Travolta, este filme mostra-nos a vida dos bombeiros... que não é pera doce.
Amanhã vão estrear Elektra e O Aviador.
terça-feira, fevereiro 01, 2005
Anedota: Joãozinho
- Nasceram 4 gatinhos ontem, ainda estão com os olhos fechados e são os 4 do Benfica.
A Professora muito contente mandou chamar o seu amigo Luís Filipe Vieira.
- Ó João conta ao Senhor o que me contaste no outro dia - pediu a professora.
- Tenho 4 gatinhos, dois são do Porto e dois do Benfica.
- Mas João - replicou a professora - Não foi isso que me contaste no outro dia.
- Pois não - replicou o menino - mas dois gatos já abriram os olhos!